Rodoferroviária e sua história

 


A Rodoferroviária, foi planejada inicialmente em 1956 como uma estação ferroviária de ponta de linha do ramal de Brasília da Estrada de Ferro Goiás, no lugar do antigo Aeroporto de Vera Cruz, em Brasília. Foi inaugurada em 1976 como estação, mas devido a baixa utilização por passageiros, foi reinaugurada em 1981 sendo também uma rodoviária interestadual, passando a chama-se Rodoferroviária de Brasília. Em 2010 foi desativada para passageiros e atualmente abriga a Secretaria de Justiça do Distrito Federal.

Histórico

Planejada por Lúcio Costa no Plano Piloto de Brasília em 1956, começou a ser construída nos anos 70. Em 1976 estava pronta, mas sem uso, no meio do nada. Só começou a ser utilizada, de fato, depois que o governo local passou a utilizá-la como Terminal de Ônibus Interestaduais, passando a ser chamada de "Rodoferroviária".



Tornou-se o principal terminal rodoviário para linhas interestaduais no Distrito Federal entre 1981 e 2010, pois com a inauguração da nova Rodoviária Interestadual de Brasília, o prédio da Rodoferroviária deixou de receber os ônibus interestaduais.

A estação ferroviária atendeu trens de passageiros até o fim do "trem para Brasília", em 1991. Atualmente existe uma linha férrea de cargas para Goiânia e São Paulo, pela antiga RFFSA. Estuda-se criar um trem regional interligando Brasília a Luziânia.

O prédio que por alguns anos ficou desativado, pertencente à União, e atualmente abriga a Secretaria de Justiça do Distrito Federal, Transporte Urbano do Distrito Federal-DFTRANS e Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal-ADASA.