Fixada em 3 de novembro de 1956, durante a construção de Brasília, Candangolândia celebra essa data como a da sua fundação. Mas a região só foi oficializada em 1989. Em 27 de janeiro de 1994, por meio da Lei n°658, foi designada como a 19ª região administrativa do DF.
A terra vermelha perto de onde seria levantada a nova capital do país foi responsável por abrigar os construtores de Brasília. Alguns registros de 1956 revelam que 232 operários chegaram ali, vindos de diversas partes do Brasil, em busca de emprego. Primeiramente, as estruturas de lonas do acampamento. Depois, a evolução para as construções de madeiras. E, assim, surgiram os primeiros comércios, hospital e a famosa igreja de Madeira. Hoje, a Candangolândia, ou Candanga, como é chamada carinhosamente, completa 60 anos, esbanjando história por meio dos quase 20 mil habitantes.
O nome deriva do fato de os primeiros moradores, os operários da construção da nova capital do Brasil, serem chamados de candangos. Eles eram pessoas que vieram de outras unidades da federação para tirar do papel o sonho da nova capital.
O primeiro acampamento foi construído em 1956, pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), para abrigar escolas, posto de saúde, restaurante, entre outras instalações, além das residências das equipes técnicas e administrativas da empresa.