Gruta do Lago Azul


O Monumento Natural da Gruta do Lago Azul, com 273,66 hectares de área, foi criado em 2001 e está localizado no município de Bonito. As grutas que compõem esta Unidade de Conservação fazem parte do complexo de cavernas da Serra da Bodoquena que tem rara beleza e conservam um conjunto patrimonial e cientifico de relevância multidisciplinar, devido a seus registros geológicos, geomorfológicos, paleontológicos e biológicos.

Trilha tranquila pode ir qualquer pessoa de qualquer idade que consiga descer e subir as escadarias, em dias com boa iluminação a água se torna ainda mais azul. O passeio se inicia com uma pequena caminhada até o início da gruta. A descida é uma escadaria bastante comprida, então, prepare-se para uma boa subida na volta.

O estado de Mato Grosso do Sul está localizado no sul da região Centro-Oeste do Brasil e tem como limites Goiás ao nordeste, Minas Gerais ao leste, Mato Grosso ao norte, Paraná ao sul, São Paulo ao sudeste, Paraguai ao oeste e sul e a Bolívia ao noroeste, portanto faz parte do nosso tema sim! Afinal, é centro-oeste não é mesmo?


10 curiosidades sobre a Gruta do Lago Azul


Um dos principais atrativos turísticos do MS e passagem obrigatória para quem vem a Bonito, a Gruta do Lago Azul possui muitas histórias, curiosidades e já encantou pessoas do mundo inteiro. Veja aqui 10 informações que você precisa saber sobre ela:

1. Possui dimensões que a tornam uma das maiores cavidades inundadas do planeta! 100 metros abaixo da entrada deparam-se com um lago de águas intensamente azuladas.

2. Para chegar até o lago, é preciso descer quase 300 degraus, o equivalente a um prédio de 12 andares. A descida é feita por uma escada rústica e não possui corrimão, sendo necessário um pouco mais de cuidado nessa parte.

3. A Gruta do Lago Azul é uma das mais importantes cavernas do patrimônio espeleológico nacional. Foi tombada como Monumento Natural em 1978 pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), o que garantiu a sua preservação com acesso rigorosamente controlado. Numa cratera onde caberiam mais de 100 pessoas nunca há mais que 15 por grupo.

4. Por ser considerada o cartão postal de Bonito, é um dos passeios mais disputados. Reserve com antecedência para não deixar de conhecê-la, visto que há um limite de 305 pessoas por dia divididas em grupos com saídas em horários estipulados, sempre acompanhadas por guias de turismo locais.

5. Ninguém sabe ao certo sua exata profundidade, 87 metros é o máximo já alcançado, e nem de onde vêm suas águas, acredita-se na existência de um rio subterrâneo que alimenta o lago.

 6. A água, na verdade, é cristalina - a cor azulada é fruto da incidência do sol combinado com outros fatores como localização da gruta e presença de minerais no fundo do lago. Nas primeiras horas da manhã o azul fica ainda mais intenso, e fora do horário de visitação não é mais possível ver essa coloração. E entre dezembro e o início de janeiro o azul é ainda mais forte.


 7. O lugar impressiona não apenas pelo tamanho e beleza do lago, mas também pela perfeição da natureza na construção de estalactites e estalagmites, formações rochosas que ocorrem tipicamente no interior de cavernas, como resultado da sedimentação e cristalização de mineiras dissolvidos na água. As estalactites pendem do teto verticalmente, e as estalagmites crescem do chão em direção ao teto, e que por milhares de anos foram esculpidas no interior da gruta.

 8. Já foram encontrados uma série de fósseis de animais pré-históricos como uma preguiça gigante e o tigre dente de sabre que viveram durante o período geológico do Pleistoceno (6.000 a 10.000 anos atrás) por uma expedição Franco-Brasileira de espeleomergulhadores dentro do lago em 1992.

9. Duas pedras da gruta refletem no lago as iniciais “LA” (foto). Parece que a própria natureza lhe deu este nome.

10. Os visitantes devem utilizar capacete fornecido pelo passeio, e é obrigatório o uso de tênis ou papete de trilha com solado de borracha. Somente crianças acima de 05 anos podem realizar essa atividade.

Maiores informações sobre o local, reservas, passeios e contato CLIQUE AQUI