Catalão - Goiás



Catalão é um município brasileiro do estado de Goiás. Possui área de aproximadamente 3778 km². Também dá nome ao distrito sede do município (os outros dois são Pires Belo e Santo Antônio do Rio Verde) e a uma microrregião do Estado de Goiás, formada pelos municípios de Catalão, Ipameri, Ouvidor, Três Ranchos, Davinópolis, Goiandira, Cumari, Nova Aurora, Anhanguera e Corumbaíba.

Não se conhece ao certo há quanto tempo iniciou-se a ocupação humana nas terras do atual município de Catalão. Sabe-se, contudo, que a região onde se situa o mesmo era habitada por dois grupos de indígenas no início do século XVIII : nas áreas atualmente correspondentes aos distritos de Catalão e Pires Belo, habitavam os Caiapó, muito provavelmente os mesmos que são hoje conhecidos como Panará e que atualmente habitam o Mato Grosso. Esses indígenas eram seminômades e é de se supor que conheciam a agricultura da abóbora, mandioca, milho e amendoim, pelo menos.


Morro da Saudade
Paróquia Nossa Senhora Mãe de Deus de Catalão


Numa altitude de 800m no importante Morro da Saudade pode-se visualizar a cidade inteira

Um dos principais locais de Catalão é a Fundação Cultural Maria das Dores Campos. Esta fundação está trabalhando pela preservação do patrimônio histórico de Catalão. A primeira providência é o tombamento de prédios e locais que fizeram parte da vida passada do município. A fundação já conseguiu o tombamento do Morro da Saudade e da Igreja de São João.

A rede ferroviária do município também foi tombada e agora será restaurada. A estação foi adquirida pelo município que, a princípio, pretende transformá-la num museu. A rede ferroviária do município também foi tombada e agora passará pela restauração. Um dos locais para se conhecer é a Igreja de São João. Esta pequena igreja pertence à Paróquia Nossa Senhora Mãe de Deus de Catalão. A capela ainda é usada para cerimônias religiosas.

Recomendamos também a visita ao Morro de São João, conhecido como Colina dos Poetas ou Morro da Saudade. Este morro é uma elevação de grande importância histórica e sentimental para o catalano, que o tem como ponto de referência. Do alto do morro, pode-se visualizar a cidade inteira em seus mínimos detalhes, a uma altitude de 800m.



Fonte: Guia do Turismo Brasil