Praça dos Três Poderes

 

Idealizada por Lúcio Costa e projetada por Oscar Niemeyer, a Praça dos Três Poderes encarna a representação arquitetônica da independência e harmonia entre os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, essência da República. Nesse espaço, foram construídos, formando um triângulo eqüilátero, os edifícios-sede dos três Poderes republicanos. Ao Sul, está o prédio do Supremo Tribunal Federal (STF), sede do Poder Judiciário; ao Norte, o Palácio do Planalto, sede do Poder Executivo, onde o presidente reeleito Luiz Inácio Lula da Silva vestirá a faixa presidencial e participará de uma cerimônia para convidados; e, a Oeste, o Congresso Nacional, sede do Poder Legislativo, onde Lula e José Alencar tomarão posse. 



Segundo depoimento de próprio Niemeyer, o prédio do Congresso Nacional é sua obra predileta no conjunto. Esse palácio é composto por duas cúpulas que representam os plenários da Câmara dos Deputados (virada para cima) e do Senado Federal (virada para baixo). Ainda há os dois prédios verticais de 28 andares - os mais altos de Brasília - onde funcionam as administrações das duas Casas Legislativas. Ambos estão unidos por uma passarela, formando a letra "H", uma alusão aos conceitos de "homem, honra e honestidade".

Com a fachada voltada para a Praça dos Três Poderes, o Palácio do Planalto é revestido de mármore branco e, além de abrigar o gabinete do presidente da República, no terceiro andar, é palco da maioria das reuniões ministeriais, realizadas em um amplo salão no segundo andar.

O prédio do STF segue linhas arquitetônicas semelhantes às dos Palácios do Planalto e da Alvorada, residência oficial do presidente da República. Além de abrigar obras de arte, tem um museu, com um plenário da antiga sede do Rio de Janeiro, móveis, togas e objetos pessoais de ex-ministros.



A Praça dos Três Poderes conta ainda com os seguintes monumentos: Panteão da Pátria (construído em homenagem ao ex-presidente eleito Tancredo Neves e aos heróis da pátria), Pira da Pátria, o Marco Brasília (homenagem ao ato da Unesco que considerou Brasília Cidade Patrimônio Cultural da Humanidade), Museu Histórico de Brasília, Mastro da Bandeira Nacional (estrutura de 100 metros de altura, com uma bandeira de 286 metros quadrados, permanentemente hasteada), Espaços Lúcio Costa e Oscar Niemeyer.

Fonte: Agência Senado