Conheça Jaraguá

Não se sabe ao certo a data de início de povoamento de Jaraguá. Entretanto, é certo que foi posterior a fundação do Arraial de Meia Ponte (1727) e ao de Santa Rita do Anta (1729), quando indivíduos estranhos a localidade, penetraram na região, dando início a uma exploração clandestina de ouro. Após tê-los punido, as autoridades verificaram que, de fato, a região oferecia grandes possibilidades no setor. Isso levou a um enorme afluxo de aventureiros de toda a espécie a localidade. Perto dali vivia a tribo dos índios Jaguarás, de onde veio o nome do município.


Com a chegada dos legítimos donos, e através da exploração do braço escravo, o município conheceu um grande desenvolvimento, impulso inicial para que o antigo sonho dos pioneiros se transformasse em uma realidade. Em 1833, vieram para Jaraguá o padre Silvestre Álvares da Silva e seu coadjutor, padre Manoel Ribeiro de Freitas que ajudaram muito a assentar os alicerces primeiros do progresso do município. O povoado assumiu a denominação de Nossa Senhora da Penha de Jaraguá. Transformou-se em Vila por meio do decreto número 8, de primeiro de julho de 1833, desmembrando do município de Meia Ponte (atualmente, Pirenópolis). Foi elevada à categoria de cidade por meio da Lei Provincial nº 666, de 29 de julho de 1882, adotando o nome de Jaraguá. Atualmente é a sede de Comarca de terceira entrância.


Jaraguá encontra-se na zona do Mato Grosso de Goiás. Limita-se ao Norte com Rianápolis; ao Sul, com Santa Rosa de Goiás e São Francisco de Goiás; a Leste, com Pirenópolis e Goianésia; a Oeste com Rialma, Uruana, Itaguaru e Itaguari. Se posta a 610 metros de altitude, acima do nível do mar. As médias de temperatura oscilam entre 17, 18 e 33 graus centígrados. Seu clima é tropical úmido. Ocupa uma área de 1.960 quilômetros quadrados. Enquadra-se entre os setenta maiores municípios do estado. O principal rio do município é o Rio das Almas, que banha toda a extensão da sede, possuindo diversos afluentes; alguns dos mais importantes são os Rios do Peixe, o Pari e o Sucuri. A elevação mais importante é, sem dúvida, a Serra do Jaraguá, onde se encontram instaladas as torres repetidoras de televisão. Em termos de riquezas naturais, só são explorados no município a madeira e o barro de cerâmica. Muitos habitantes, entretanto, acreditam na existência de reservas remanescentes de ouro em Jaraguá. Por outro lado, diversas pedreiras fornecem material para a construção, fundamental em um momento em que o município experimenta vertiginoso crescimento. A areia é retirada do Rio das Almas e do Rio Pari. Dada a extensão do município, existem ainda diversos povoados, a saber: Alvelândia, Artulândia (as margens da rodovia GO-5), Cruzeirinho, Mirilândia, Monte Castelo, Palestina, Santa Bárbara, Vila Aparecida (Jatobá) e São Geraldo.

Turismo 

Jaraguá possui muitas belezas naturais, a cidade mostra-se um verdadeiro oásis, onde encontramos uma paisagem belíssima como a da Serra de Jaraguá, transformada pela lei número 13247 de 13/01/1998 em Parque Ecológico da Serra de Jaraguá, que com seus 520 metros de altitude e várias trilhas. Não muito longe dali, encontra-se o Poção da Serra, com suas águas transparentes, fazendo valer a pena uma visita. Pegando a estrada que liga Jaraguá à cidade de Goianésia, à esquerda, está o Rio Saraiva, rico em piscinas naturais e pequenas quedas d'água, que dão ao visitante um momento de completo relaxamento. Existem ainda belos rios com suas praias, como o Rio das Almas (Prainha), Rio do Peixe e Rio da Prata.

Existem também em Jaraguá muitas construções históricas, como a Igreja do Rosário, construída por escravos em 1776, e ainda hoje totalmente conservada. Há ainda a Igreja Nossa Senhora da Conceição, construída a partir de 1828, e a Igreja Nossa Senhora da Penha (Matriz), construída em 1748, demolida em 1918, reconstruída em 1950 e recentemente remodelada. Isso sem falar nos casarões históricos, que exalam a arquitetura do período colonial e nos contam em cada pedaço um pouco da nossa história.
A cidade também conta com várias festas o ano todo que atrai gente de toda a parte do Brasil.
 
Festa do Divino Espírito Santo


Principais Pontos Turísticos:

  • Cachoeira do Saraiva - É um dos pontos mais bonitos do rio de mesmo nome.
  • Clube das Cavalhadas.
  • Clube do laço;
  • Igreja nossa senhora da conceição - Construída a partir de 1828, e a Igreja Nossa Senhora da Penha (Matriz), construída em 1748, demolida em 1918, reconstruída em1950 e recentemente remodelada.
  • Igreja nossa senhora do rosário - Construída por escravos em 1776, e ainda hoje totalmente conservada.
  • Poção da serra - Com suas águas transparentes, faz valer a pena uma visita.
  • Rio das almas - Nasce na Serras dos Pireneus, em Pirenópolis.
  • Rio dos patos - Corta a cidade de norte a sul.
  • Rio dos Peixes - Nasce na serra do Nêgo, em Pirenópolis, corre ao lado do Rio das Almas.
  • Rio Sucurí - Nasce em Itaberaí e deságua no extremo norte de Jaraguá
  • Serra do Jaraguá - Ideal para a realização de trilhas. O acesso só é possível a pé ou de moto. Existem no lugar duas cavernas e um túnel feito pelos escravos na época da mineração.
  • Casarão do Padre Silvestre - Localizado na Rua Vigário Álvares (nome do padre), o prédio data do século XVIII e está protegido por tombamento estadual, pelo Decreto 6024, de 25 de outubro de 2004.

A casa constitui exemplar ímpar da arquitetura colonial em Goiás, sendo hoje uma das poucas edificações em Jaraguá que ainda conserva suas características originais. Assim como Padre Silvestre, a Casa faz parte da história de Jaraguá e do Estado.
Em Jaraguá existem várias práticas esportivas a qual se destacam: Mountain Bike e Parapente na serra, Motocross e trilhas, gaiolas e autocar.
 
Cavalhadas

Veja abaixo algumas das festas da cidade
  • Folia de Reis - 06 de Janeiro
  • Dia de São Sebastião - 20 de janeiro (feriado municipal)
  • Carnaval de Rua de Jaraguá
  • Festa do Divino Espírito Santo - 49 dias após Domingo de Páscoa.
  • Folia do Divino - a segunda-feira após a Festa do Divino (feriado municipal)
  • Cavalhadas - No penúltimo e último dia da Festa do Divino
  • Feira da Indústria do Vestuário de Jaraguá
  • Festa do Peão - Na semana do dia 29 de julho (aniversário de Jaraguá)
  • Romaria de Monte Castelo - primeiro domingo de agosto



Fonte: Jaraguá GO