Você conhece Antônio Venâncio?

Antônio Venâncio da Silva nasceu em Assaré, no Ceará, filho de pais agricultores de condição modesta. Sem instrução formal, ele apenas sabia assinar o próprio nome, mas demonstrava notável habilidade matemática, sendo considerado um prodígio nesse campo. Aos 17 anos, fez seu primeiro negócio ao adquirir a casa onde o Padre Cícero morava, em Juazeiro do Norte, pagando com cinco bois e dois burros. Permanecendo no Ceará, ele distribuiu sal e algodão na região, negociou farinha de mandioca e exportou cera de carnaúba para os Estados Unidos. Em 1953, mudou-se para o Rio de Janeiro e começou a investir no mercado imobiliário, construindo cinco prédios em Copacabana.


Sua reputação no Rio atraiu a atenção de Juscelino Kubitschek, que o convidou para visitar Brasília. Venâncio vendeu todos os seus bens e mudou-se para a futura capital do país. Seu primeiro empreendimento na nova cidade foi o edifício Ceará, seguido pelo edifício Antônio Venâncio da Silva, ambos no Setor Comercial Sul. Depois, ele construiu mais cinco prédios no Conic. Nos anos 70, iniciou seu projeto mais ambicioso: o shopping Venâncio 2000, inaugurado em 1976, seguido pelo Venâncio 3000, hoje conhecido como Shopping ID.


Batizar seus empreendimentos com o próprio nome evidencia a vaidade de Venâncio. Ele apreciava luxos como ouro, ternos de linho e carros Mercedes-Benz, além de ter fama de sedutor e de ter tido sete filhos fora do casamento. Em 1986, tentou ingressar na política, concorrendo ao Senado, mas não foi eleito e desistiu definitivamente da carreira política. Continuou sua vida como empresário até 1997, quando faleceu aos 86 anos, vítima de câncer.



Blog Alô Centro Oeste