O Peão |
Localizado na região Sudoeste do Estado, o município de Aporé, que cultua os nomes de João Nunes, Ezequias Silva Leite e de José Lopes como seus fundadores e pioneiros, foi emancipado em 14 de novembro de 1958. Com 3.457 habitantes, Aporé está a 440 quilômetros de Goiânia, próximo à divisa com o Estado de Mato Grosso do Sul.
Sua base econômica é a agricultura (soja, milho e arroz) e a pecuária leiteira. O município possui ainda indústria frigorífica e cerâmica.
Aporé, que tem na Ilha do Pescador o seu principal ponto turístico, realiza anualmente a Festa do Peão, uma das mais concorridas da região e a Festa de Santo Agostinho, o padroeiro.
Servido pelas GOs 302 e 070, está localizada às margens do rio Aporé. O município teve origem no antigo Distrito do Corrente, pertencente a Jataí. Aporé foi fundada pelo paraibano João Nunes, que promoveu um loteamento urbano e doou terra à Igreja do Divino Espírito Santo para a formação do patrimônio.
Em 12 de março de 1994, o povoado foi elevado a Distrito e em 14 de novembro de 1958 ganhou a condição de município.
É uma das 10 regiões turísticas de Mato Grosso do Sul, formada por 5 municípios na divisa com Goiás, Minas e São Paulo
"O Peão", monumento em uma das entradas de Cassilândia, principal cidade banhada pelo Rio Aporé, considerada a capital estadual de rodeio
Vale do Aporé. O nome inspirado no Rio Aporé, repleto de cachoeiras e corredeiras, cenário perfeito para esportes de aventura, desde a nascente no Parque Nacional das Emas, em Goiás, até a foz, no Rio Paranaíba, até pode soar estranho para quem não é da região leste de Mato Grosso do Sul, mas é uma das 10 rotas turísticas sul-mato-grossenses que vale a pena conhecer, especialmente se você busca roteiros alternativos.
Cenário de belezas naturais, o rio faz a divisa dos estados de Mato Grosso do Sul e Goiás. É uma espécie de carro-chefe do Vale Aporé, que contempla cinco municípios - Cassilândia, Água Clara, Chapadão do Sul, Inocência e Paranaíba – e esbanja diversidade de opções turísticas, que inclui ecoturismo, turismo de aventura, turismo rural, esportes radicais, contemplação da natureza, festas tradicionais de peão e até turismo científico.
O Vale do Aporé fica em Mato Grosso do Sul, mas está mais integrado a Goiás, São Paulo e Minas Gerais, considerando a proximidade dos cinco municípios com os três estados vizinhos. Em relação a Campo Grande, a cidade mais próxima é Água Clara (192 km pela rodovia BR-262), e as mais distantes são Paranaíba (406 km pela BR-262 e MS-377) e Cassilândia (436 km pela BR-060).
Com quedas d'água desafiadoras, o Rio Aporé passa a apenas 3 km do centro da cidade de Cassilândia.
Em Cassilândia, principal cidade banhada pelo rio, a lista de atrativos tem pelo menos oito cachoeiras no Rio Aporé, que passa a 3 km de distância em relação ao centro, mais o Balneário do Salto do Aporé, considerado patrimônio cultural e paisagístico, e a Festa do Peão de Boiadeiro, classificada entre as cinco melhores festas de rodeio do Brasil, que este ano vai acontecer no período de 31 de julho a 4 de agosto.
Se você deseja fazer algo diferente do que normalmente encontraria nos destinos turísticos padrão, se busca novas experiências, a Festa do Peão, em Cassilândia, a capital estadual de rodeio, é um momento especial.
Fonte: Campo Grande News