Que tal celebrar o Réveillon em Brasília? Alguns pontos já se tornaram tradicionais para aproveitar essa festa na capital do Brasil, como o Pontão do Lago Sul, a Praça dos Orixás e a Esplanada dos Ministérios. Sempre vale a pena conferir também a programação das casas de shows e baladas da região.
Se você prefere algo mais espiritual, pode optar por uma experiência única no Templo Shin Budista ou assistir a missa na bela Catedral Metropolitana de Brasília. Basta escolher qual opção tem mais a ver com você, com seus amigos ou família, e tornar a sua passagem de ano uma lembrança inesquecível.
1 - Aproveitar a gastronomia do Pontão do Lago Sul
Conforto e uma linda vista para a queima de fogos
Se você está a procura de um passeio que oferece uma excelente infraestrutura, com o conforto de compartilhar uma mesa com seus convidados e saborear pratos deliciosos. O Pontão do Lago Sul chama atenção por seu complexo gastronômico e de entretenimento e ainda oferece serviço de transfer para que ninguém tenha que se preocupar com transporte e, assim, aproveitar a noite com ainda mais tranquilidade.
Com seis restaurantes, cada um deles prepara uma programação especial para a data, com atrações de música ao vivo de estilos diversos ou DJ, há opções para todos os gostos. Você ainda estará em uma localidade privilegiada para assistir a queima de fogos, de frente para o Lago Paranoá.
Localização: St. de Habitações Individuais Sul - Lago Sul, Brasília - DF, 71630-100
Telefone: (61) 3877-2195
2 - Assistir a queima de fogos da Prainha
A Praça dos Orixás, também conhecida como Prainha, é um dos locais mais famosos quando o assunto é passar o Réveillon em Brasília. Além da tradicional queima de fogos, o local recebe anualmente a Feira Cultural e Afro Gastronômica que conta com apresentações e um cardápio diverso.
Na orla, são armadas tendas onde são realizados rituais das religiões de matrizes africanas. A música também anima a noite, com shows de samba, pagode, dentre outros estilos. É uma oportunidade de conhecer mais da cultura afro-brasileira e se divertir em uma comemoração, onde o que não falta é animação e ainda apreciar toda a beleza local.
Localização: Rua de Clubes Esportivos Sul Trecho 2 - Brasília, DF, 70297-400
Telefone: (61) 3329-0400
3 - Assistir aos shows na Esplanada dos Ministérios
Não dá para falar de Réveillon em Brasília sem mencionar a festa promovida pela prefeitura da cidade na Esplanada dos Ministérios. Joelma, Alcione, Luan Santana — esses são apenas alguns dos artistas que já participaram da comemoração no local, oferecendo uma noite com muita música para quem escolhe passar a virada por lá.
Tradicionalmente, a festa começa em torno das 19h, com apresentações de artistas da região e se estende até o amanhecer, com uma pausa para a contagem regressiva e, claro, a queima de fogos. A esplanada é tomada por uma multidão em branco, cheia de energia para receber o ano novo, dançar, cantar, estourar champanhe, fazer seus desejos e celebrar muito.
Localização: Eixo Monumental
4 - Curtir as festas e baladas da região
Uma alternativa para aproveitar o Réveillon em Brasília com um estilo musical e ambiente do jeito que preferir, é escolher entre as festas promovidas pelos restaurantes e casas de shows locais. Música ao vivo ou DJ? Uma balada agitada ou um lugar com espaço para sentar e curtir com calma?
O Réveillon Predileto Brasília conta tanto com shows como DJs, open bar, camarote e lounges vip. A Victoria Haus é uma das baladas LGBTQIA + mais famosas da capital brasileira e não desaponta na sua festa de ano novo, com duas pistas de dança (uma a céu aberto) e excelente atendimento. Um menu com frutos do mar e atrações especiais se destacam na festa de ano novo do Coco Bambu.
Localização: Conjunto 36, Parte C, 301, St. de Clubes Esportivos Sul Trecho 2 Ícone Parque - Asa Sul, Brasília - DF, 70200-002
5 - Participar da cerimônia do Templo Shin Budista
Para receber o ano novo, o Templo Shin Budista realiza uma cerimônia de agradecimento, que é ministrada por uma monge e, em seguida, dá se início ao incensamento (ato de queimar o incenso) e os membros da sangha (comunidade budista) distribuem pulseiras aos participantes do evento.
Para finalizar, é feita a cerimônia das 108 badaladas, em que todos os participantes são convidados a tocar o sino bonshô. É formada uma fila, em que os sangha tem preferência para dar as badaladas e, depois, deles, cada pessoa terá sua vez, até completar 108. Sem dúvidas, uma forma única de celebrar o começo de mais um ano e a oportunidade de aprender mais sobre os rituais budistas.
Localização: Área Especial 315/316 Lote 5, Brasília - DF, 70384-400
6 - Celebrar o ano novo na Catedral Metropolitana
Para muitas pessoas, a virada do ano é um momento de se conectar com sua fé e, por isso, procuram passar esse momento em cerimônias religiosas, não somente agradecendo pelo ano que se passou, como também em oração para que venham coisas boas. Um desses exemplos é a missa que é realizada na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, em Brasília.
A Catedral, com sua arquitetura típica das obras de Oscar Niemeyer, encanta quem passa pela capital do país. Seu espaço interno não é diferente, e torna a celebração algo ainda mais memorável para quem escolhe passar a virada do ano por lá, reunido com fiéis de todo o Brasil.
Fonte: Hotéis.com