10 Plantas do cerrado brasileiro e suas propriedades

Buriti do Cerrado

O bioma do Cerrado possui vegetação abundante e abriga mais de 500 espécies arbóreas e diversos animais. Além disso, é um cenário esplêndido que tem uma importância incrível para o nosso país. Conheça a seguir algumas das espécies de plantas do Cerrado e suas propriedades.


Plantas, vegetação e flora do Cerrado Brasileiro

O Cerrado é considerado uma região de savana, e abrange 22% do território nacional, se estendendo por cerca de 200 milhões de quilômetros quadrados. Não é à toa que é o segundo maior bioma do Brasil. Além disso, ao longo de sua extensão, possui uma imensa variedade de plantas. Podendo variar de acordo com seu tipo de solo, clima e relevo.


10 Plantas Típicas do Cerrado brasileiro

Ipês do Cerrado

Os ipês são um símbolo do Cerrado brasileiro, encontrados na região Centro-Oeste do Brasil. Uma espécie linda e majestosa que apreciam calor e sol intenso. Os florescimentos dos ipês ocorrem exclusivamente no período da seca, além disso essas árvores possuem algumas variações. Sendo assim, podemos encontrar ipês de cores variadas. Como de cores branca, amarela, rosa e roxa.


Buriti

O Buriti é uma palmeira típica do Cerrado que pode alcançar de 20 a 35 metros de altura, portanto se torna uma imensa palmeira. O período de florescimento dos Buritis ocorre principalmente entre Abril e Agosto. Entretanto, podem florescer durante o ano todo.

Podemos encontrar variações da espécie como macho e fêmea. O Buriti fêmea, por exemplo, floresce e dá frutos. Seus frutos geralmente são robustos por fora e possuem interior concentrado. Essas características permitem a proteção natural contra predadores. Além disso o fruto possui uma beleza exótica e é muito apreciado no Cerrado, frequentemente sua polpa é utilizada no preparo de doces, sucos, sorvetes entre outros. Já o Buriti macho apenas floresce contribuindo assim na composição do paisagismo da região.


Jacarandá

O Jacarandá é uma espécie surpreendente e única. Ainda jovem já começa a mostrar toda sua elegância com suas flores de copa redonda em tons de lilás. Semelhante ao Ipê do Cerrado, suas flores anunciam a chegada da primavera. Além disso, possui características peculiares, como troncos irregulares de alta qualidade e resistência. Portanto, é utilizada na produção de violões acústicos, palitos de fósforos, caixas e outros. Seus troncos podem atingir até 25 metros de altura e geralmente possuem entre 40 a 80 cm de diâmetro.


Pau-terra

O pau-terra é uma planta lenhosa com muita importância na região. Utilizada principalmente para a confecção de móveis, brinquedos e muito mais, o pau-terra também é aproveitado em reflorestamentos desiguais. Nos meses de Dezembro e Janeiro ocorre o florescimento da planta. Porém suas sementes podem ser facilmente dispersadas pelo vento, o que pode prejudicar o plantio. As flores do pau-terra possuem uma grandiosidade única e admirável que surpreendem e embelezam o cerrado.


Baruzeiro

O Baruzeiro é uma árvore majestosa que pode atingir até 25 metros de altura e 70 cm de diâmetro. Seus frutos rendem boas amêndoas ou as famosas castanhas de baru, e seu sabor é bem semelhante ao amendoim. Além disso possui propriedades medicinais e nutricionais indispensáveis ao corpo humano. Como propriedades anti-fúngicas, ácidos graxos, e ainda fibras, proteínas e minerais. Portanto, um achado medicinal da natureza.

Baunilha do Cerrado


Baunilha do Cerrado

De nome científico Vanilla edwallii, a Baunilha do Cerrado, vem de belas orquídeas amarelas, suas favas são gigantes quando comparadas às africanas. Também conhecida como a Baunilha banana, devido seu tamanho, bem como tamanho e cores lembrarem uma banana, a baunilha Brasileira, tem aroma marcante, floral e adocicado.


A Baunilha do Cerrado cresce naturalmente no bioma do Cerrado, popularmente conhecido como “as savanas do Brasil” entretanto seu cultivo requer muito cuidado. A orquídea baunilha é uma planta trepadeira, e deve ser amarrada em locais com sombra, perto de riachos.

Aroeira do Cerrado

Estima-se que a Aroeira do Cerrado produza a madeira mais resistente do Brasil, em virtude da sua longa vida, que pode chegar há mais de 100 anos. Além do mais, possui alta densidade e propriedades com ação fungicida e inseticida, o que a torna mais resistente e menos propícia a deterioração. A madeira da Aroeira apresenta cor bege-rosada ou pardo-avermelhada assim que cortada. Além de ser muito dura, é difícil de cortar.


Araticum do Cerrado

O Araticum é uma planta típica do Cerrado que vive em áreas secas e cresce lentamente, suas sementes podem levar cerca de 300 dias para germinar. Geralmente, pode atingir os 8 metros de altura e os seus frutos aparecem por volta dos dois metros de altura. Essa planta possui propriedades poderosas que contribuem na prevenção de doenças degenerativas, como antioxidantes e vitaminas C e A, B1 e B2, e ainda potássio e ferro. Além disso, possui um fruto saboroso e com certeza é de extrema importância para o planeta. Entretanto, o cultivo do Araticum está ameaçado de extinção devido ao desmatamento irregular.


Arnica

A Arnica é uma planta medicinal do Cerrado brasileiro, muito utilizada popularmente imersa no álcool para uso cutâneo. Já que a planta possui efeito anti-inflamatório e ação repelente. Possui folhagens com texturas concentradas do início ao fim, além de flores roxas e frutos com sementes e pode chegar até 3 metros de altura.


Copaíba

A Copaíba produz um excelente extrato muito comercializado pela indústria. O óleo de copaíba, é extraído do tronco da árvore, e possui propriedades medicinais, sendo assim é muito utilizado em pomadas, xaropes, anti-inflamatórios, antibióticos e cicatrizantes. Mais uma importante planta para saúde na nossa lista de plantas do Cerrado.


Fonte: Glamping Chapada dos Veadeiros