Top 5 destinos de turismo de aventura no Centro-Oeste

Falou em turismo de aventura, falou em turismo no Centro-Oeste do Brasil. A região reserva boas surpresas e destinos bem completos e já consolidados para receber bem o turista que quer viver dias intensos e com muito contato com a natureza.

Separamos 5 destinos perfeitos para aproveitar o turismo no Centro-Oeste. Entre eles, estão grandes destinos estrelados como Bonito, a Chapada dos Veadeiros e o Pantanal, que mexem com o imaginário dos viajantes, que querem unir paisagens surreais e atividades com muita adrenalina, daquelas de tirar o fôlego. Confira nossa lista abaixo!

1 - Pantanal, no Mato Grosso

Um dos cenários mais fascinantes do mundo

Ideal para: Aventura

Um dos cenários mais fascinantes do mundo. A maior planície inundável do planeta fica no Brasil, vai do sul do Mato Grosso até noroeste do Mato Grosso do Sul, tem 250 mil metros quadrados e atende pelo nome de Pantanal. Amantes da natureza vão amar uma viagem ao Pantanal, onde é possível ter contato com uma enorme biodiversidade. As atividades aqui incluem pescaria em rio, andar a cavalo e admirar onças-pintadas.

Como você já pode imaginar, o cenário pantaneiro é daqueles que deve ser “degustado” lentamente, aproveitando para conferir e fotografar as várias plantas e os animais que vão surgindo pela paisagem. Por isso, atividades como cavalgadas guiadas por fazendas, bosques, rios e campos de gado são uma das preferidas pelos turistas.

Também vale programar um daqueles passeios para a prática de safári fotográfico. Assim, você poderá não apenas guardar boas lembranças do Pantanal na memória, mas também em imagens. Os passeios costumam integrar estradas de acesso, campos, abertos, paisagens de cerrado, rios, possibilitando uma experiência bem ampla da fauna pantaneira. Quem quiser uma experiência ainda mais intensa pode investir nos passeios que incluem acampar na mata e percorrer trilhas a pé.

Que tal se encher de espírito aventureiro e percorrer a Transpantaneira, estrada que liga Corumbá até a Bolívia? O trajeto, que integra 120 pequenas pontes de madeira, é um dos preferidos de biólogos e praticantes do animal watching, para observar jabirus, capivaras, jacarés, jaguares, serpentes e garças.

Amantes da boa gastronomia vão amar o cenário culinário do Pantanal. As receitas são simples, mas muito saborosas. As opções vão desde caldo de piranha a pintado à urucum, incluindo o famoso arroz carreteiro e o inconfundível churrasco pantaneiro.

A cidade de Corumbá é uma das preferidas dos turistas, quando o assunto é explorar o Pantanal. Confira as melhores opções de hotéis em Corumbá!

2 - Bonito, no Mato Grosso do Sul

Paisagens impactantes, incluem cachoeiras, rios e grutas

Ideal para: Aventura

Com paisagens impactantes que incluem cachoeiras, rios e grutas, Bonito, no Mato Grosso do Sul, é um dos destinos queridinhos para turismo no Centro-Oeste. Paraíso do ecoturismo, Bonito faz jus ao nome. O dia a dia do visitante é bem intenso por aqui, com passeios que englobam atividades como mergulho, rapel e cavalgada. Prepare-se para acordar cedo para aproveitar bem.

A gruta do Lago Azul é um dos pontos turísticos mais procurados pelos viajantes. Garantindo um cenário de tirar o fôlego, dizem que a profundidade do lago é de 90 metros. Para chegar até lá e observar os estalagmites e estalactites de pertinho, é preciso encarar muitos degraus. Mas claro que toda a beleza do lugar compensa! Suas águas cristalinas e a coloração que a água adquire com a incidência de luz são surreais.

O Aquário Natural é um dos passeios mais recomendados em Bonito para relaxar. Aqui, você irá flutuar no rio Baía Bonita, que tem água bem cristalina, enquanto admirar os vários peixinhos coloridos. Outro passeio que envolve a fauna local é o Buraco das Araras, depressão na terra onde araras nativas voam livres. Para ver cachoeiras, percorrer trilhas e ver pequenas grutas, vá até o Parque das Cachoeiras.

Com duração de metade de um dia, o Rio da Prata é um dos pontos turísticos mais conhecidos nas proximidades de Bonito. Além da flutuação, o turista vai percorrer uma trilha em meio à mata, com observação de árvores. Um rio símbolo do destino é, sem dúvida, o Sucuri, que leva esse nome por causa de seu formato. Destaque para as águas cristalinas do lugar e sua vegetação. Vale mencionar que suas águas já foram consideradas as mais cristalinas do Brasil.

3 - Chapada dos Veadeiros, em Goiás

Rios de água cristalina, enormes paredões de pedra e grandes quedas d´água

Ideal para: Aventura

Rios de água cristalina, enormes paredões de pedra e grandes quedas d´água. Não à toa, a Chapada dos Veadeiros merece seu lugar ao sol entre os melhores destinos para turismo de aventura no Brasil. Com trilhas que chegam a 5 km de percurso, o visitante tem que estar com as pernas boas para caminhada. Mas, claro, que as belezas e paisagens fazem o trajeto ser bem agradável e, no final das contas, compensam todo o esforço.

As cachoeiras do Prata e Santa Bárbara são duas das cachoeiras mais lindas da área. É uma vista bonita que você quer? O Mirante da Janela e a Cachoeira do Abismo são um passeio perfeito para admirar os saltos do Rio Preto. A Catarata dos Couros é um dos pontos turísticos mais lindos do lugar.

Com um visual cinematográfico, a queda d’água permite experiências distintas, de acordo com o gosto do visitante, há poços mais fundos para aqueles que querem praticar o jump, e menos profundos, para quem quer apenas se banhar nas águas geladinhas.

O Complexo do Macaquinho, por sua vez, oferece 10 quedas d’água e é um dos passeios mais imperdíveis por aqui. Mas não deixe de fora do seu roteiro uma visita ao Vale da Lua, que tem superfície bem parecida com o solo lunar e rende fotos incríveis. Vale muito a pena a visita!

A Chapada dos Veadeiros se estende pelos municípios de Alto Paraíso de Goiás, São Jorge e Cavalcante. Alto do Paraíso, inclusive, tem fama de ter uma energia espetacular, já que está na mesma linha que Machu Picchu, no Peru e há grande presença de minerais preciosos na região. Mas mais da metade do parque da Chapada está mesmo em Cavalcante.

4 - Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso

Imponente, impactante e certamente inesquecível

Ideal para:Aventura

Imponente e impactante, a Chapada dos Guimarães proporciona férias inesquecíveis. Aqui estão: a maior gruta de arenito do país, os paredões alaranjados gigantescos e uma das cachoeiras mais emblemáticas do Brasil, a Véu de Noiva. Com proporções enormes, reserve um dia apenas para explorar o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães.

O turista pode conhecer o mirante da Cachoeira Véu de Noiva, o Circuito das Cachoeiras e a gruta Casa de Pedra, o Vale do Rio Claro, o Morro de São Jerônimo e a Cidade de Pedras. Ou seja, há inúmeras maneiras de vivenciar a Chapada dos Guimarães em toda sua amplitude.

A cachoeira Véu de Noiva é nada mais, nada menos do que o cartão-postal do Mato Grosso. Trata-se de uma grande queda d’água do rio Coxipó em um paredão de arenito. Embora o acesso ao poço esteja fechado para o visitante, não deixe de ver essa maravilha da natureza pelo mirante. A experiência é inesquecível.

Com um circuito que dura cerca de 6 horas (ida e volta), o Circuito das Cachoeiras engloba atrações como a cachoeira das Andorinhas, a cachoeira da Praia, a cachoeira de Degrau, a cachoeira do Pulo e a cachoeira Sete de Setembro. Na volta, dê uma paradinha na Casa de Pedra. Toda visita é realizada com a presença de um guia.

Quer ter uma vista panorâmica para a Chapada? Faça a trilha do Vale do rio Claro. É na formação rochosa chamada de Crista de Galo que você terá uma visão única e inesquecível da Chapada. Outras paradas obrigatórias no percurso são o Poço da Anta e o Poço Verde.

5 - Pirenópolis, em Goiás

Reservas ecológicas, cachoeiras, trilhas e mais

Ideal para: Aventura

Um destino perfeito para curtir um clima de romance ou aproveitar um final de semana ou feriado prolongado é Pirenópolis, ou Piri, como chamam os mais íntimos. Localizado em Goiás, o destino tem um centro histórico charmoso e bem compacto, que convida a caminhada. Mas outros destaques turísticos são as várias cachoeiras em seu entorno.

Para conhecer de perto as cachoeiras de Piri, reserve uns dias do seu roteiro. O legal aqui é que há trilhas curtas e de fácil acesso, além de não necessitarem da presença de um guia turístico. Comece desbravando a Reserva Abade.

A cachoeira mais bonita daqui, que é uma propriedade privada, é a cachoeira do Abade. No caminho você passará por vários poços, trilhas e mirantes. O Parque Estadual dos Pireneus também vale a visita. As cachoeiras do Coqueiro e da Garganta são uma das poucas gratuitas em Pirenópolis.

Depois, vá até a Reserva Ecológica Vargem Grande, que tem como destaques as cachoeiras Santa Maria e Lázaro, com poço de água verde e uma mini praia ao redor. A cachoeira dos Dragões e as cachoeiras do Rosário e Paraíso também ficam em área privada, mas são lugares bem procurados pelos turistas que querem se refrescar do calor de Goiás. As cachoeiras ficam em um local que integra, ao todo, 8 cachoeiras, com opções para todo tipo de visitante.


Fonte: Hoteis.com