Brasília vista do alto

Do alto, Brasília consegue ser ainda mais bonita. Os conjuntos de blocos - quase sempre do mesmo tamanho - transformam a vista aérea em um grande Lego. A cidade parece mesmo ter sido desenhada. Os retângulos, em harmonia com as curvas das tesourinhas, formam belas figuras geométricas.


Na paisagem, destacam-se os prédios curvilíneos: o Museu da República, as cúpulas do Congresso Nacional, a Catedral, além da Ponte JK. Os edifícios – que comparados a outras metrópoles são bem mais baixos – permitem visão total do horizonte. O Lago Paranoá é um belo presente para compor a paisagem: a água azul, quando espelhada em dia sem vento, fica incrível! 


Do alto da Torre de TV é possível ter uma visão bem central: de um lado, o Congresso Nacional; do outro, o Memorial JK. A formação das tesourinhas é deslumbrante. A partir da Torre Digital uma ampla imagem da capital é apresentada ao turista. É como tornar-se expectador onisciente: a sensação é de saber tudo o que se passa na cidade, de tê-la por inteiro. Sentimento oposto ao de quem sobe na Pira da Pátria. No centro da Praça dos Três Poderes, ela nos torna parte do todo, como se fôssemos o quarto poder. E se a intenção é ver de perto os poderosos, nada como o Restaurante do 10°. No anexo IV da Câmara dos Deputados ele presenteia o turista com uma vista única do prédio do Congresso Nacional. Agora, se o poder não lhe atrai tanto, uma das mais belas vistas da capital é também uma das mais populares: a plataforma superior da Rodoviária do Plano Piloto. De lá você terá a certeza de ser o regente – e o centro – da cidade, junto a outros milhares de trabalhadores que passam diariamente pelo local.  


Para os amantes e profissionais de paisagens aéreas a indicação é o passeio de balão. Além da óbvia emoção do meio de transporte, é uma oportunidade incrível de ver Brasília bem do alto. E bota alto nisso! Como os passeios são no início ou final do dia, sempre com tempo bom, é certo que você verá um cenário lindíssimo! A viagem fica completa com o pouso nas águas do Lago Paranoá.


De vários pontos é possível conseguir uma vista panorâmica de Brasília. E o prédio nem precisa ser muito alto, já que a cidade é toda baixa. De cada um deles uma nova composição se revela. Sempre que estiver próximo a uma janela, não deixe de dar uma espiada: uma nova Brasília poderá estar ali. 


Fonte: Melhores Destinos