Curupira |
A região Centro-Oeste do Brasil possui uma rica diversidade de lendas e folclores que refletem a cultura e as tradições do povo que vive nessa área do país. Aqui estão algumas lendas e folclores conhecidos dessa região:
Boitatá: Uma das lendas mais famosas da região, o Boitatá é um espírito protetor das matas e dos animais. Ele é representado como uma cobra de fogo que percorre as florestas, protegendo-as do desmatamento e das atividades humanas específicas ao meio ambiente.
Curupira: Outra figura icônica, o Curupira é um guardião das florestas e dos animais. Ele é retratado como um ser com cabelos vermelhos, pés voltados para trás e um associado agudo que confunde os caçadores e os afastados das áreas protegidas.
Lobisomem Corumbá: Na cidade de Corumbá, Mato Grosso do Sul, existe uma lenda do Lobisomem que aterroriza a região. Diz-se que a figura é um homem que se transforma em lobo nas noites de lua cheia e vagueia pelas ruas da cidade.
Mula sem Cabeça: Uma figura bastante conhecida em várias partes do Brasil, a Mula sem Cabeça é uma mulher amaldiçoada que se transforma em uma mula com chamas saindo de seu pescoço. Acredita-se que a maldição seja resultado de um relacionamento ilícito e que a transformação ocorra nas noites de quinta-feira.
Pé-de-Garrafa: Essa lenda é especialmente popular no estado de Goiás. O Pé-de-Garrafa é uma criatura com pés em forma de garrafas que assusta as pessoas em regiões isoladas e escuras, às vezes trazendo fogo ou carona, e trazendo azar para quem o ajuda.
Saci-Pererê: Embora mais associado às regiões do Sudeste, o Saci-Pererê também é conhecido na região Centro-Oeste. Ele é um ser travesso com uma perna só que adora pregar peças e brincadeiras.
Lenda do Rio Paraná: Uma lenda que envolve o Rio Paraná é a história do amor proibido entre a índia Naipi e o guerreiro Tarobá. Eles foram transformados em pedras (cachoeira e pedra) como castigo por desobedecerem os deuses.
Cobra Norato: Inspirada no poema "O Uirapuru" de João de Jesus Paes Loureiro, essa lenda conta a história de uma cobra que se transforma em um belo jovem à noite e se apaixona por uma índia. A lenda retrata a relação entre os seres humanos e a natureza.
Essas são apenas algumas das lendas e folclores que fazem parte da rica cultura da região Centro-Oeste do Brasil. Cada estado e comunidade podem ter suas próprias histórias e tradições únicas, enriquecendo ainda mais o patrimônio cultural da região.
Blog Alô Centro Oeste