Este prato engana pelo nome. A sopa paraguaia é, na verdade, um tipo de bolo salgado de milho que leva bastante queijo e cebola. É uma receita muito consumida no paraguai e no Mato Grosso do Sul, e veio para ficar no Distrito Federal.
O Paraguai é origem de muitos pratos com forte influência indígena, como é o caso da sopa paraguaia. A maior curiosidade dessa receita é, ao contrário do que o nome diz, tratar-se de um bolo salgado que, por sinal, é um ótimo prato para oferecer às suas vizinhas no final de semana.
A receita de sopa paraguaia é superdemocrática e pode ser feita de diferentes formas, desde a versão tradicional até a cremosa, com fubá ou milho-verde. Além disso, o modo de preparo é prático, sendo uma ótima opção para quem procura um prato simples e delicioso. Confira mais informações abaixo!
Origem da sopa paraguaia
Afinal, o que é sopa paraguaia? Criado pelos índios guaranis, esse prato consiste em um caldo de milho debulhado ou ralado, rico em sabores e temperos. A transformação gastronômica dele, de acordo com uma das versões da história, é mérito do primeiro presidente do Paraguai, Carlos Antonio López.
O político amava tanto a sopa preparada pelos índios que pediu para o cozinheiro dele, um guarani chamado Machú, fazer o caldo. Durante o cozimento, o chefe adicionou muito milho, o que deixou a “sopa” bem sólida.
Como Carlos estava com muita fome e queria provar a receita logo, o guarani serviu o que tinha. Para a surpresa dele, o presidente não só aprovou a nova textura, como passou a chamá-la sopa paraguaia.
Outra versão relacionada à origem da sopa paraguaia tradicional remete à Guerra do Paraguai. Era comum os soldados carregarem a sopa favorita nos deslocamentos entre os combates, mas nem sempre era prático, devido à consistência. Para resolver isso, os militares começaram a pôr mais milho.
Fonte: Tenda Atacadão