O município de Novo Gama nasceu em meados de 1974, com o chamado Parque Estrela Dalva VI. A população foi aumentando devido ao grande fluxo migratório, pessoas vindas de regiões distantes, como o nordeste e regiões vizinhas. Com o passar do tempo, devido a região possuir o solo pedregoso, o local ficou conhecido como Pedregal.
O projeto de criação do Núcleo Habitacional Novo Gama surgiu a partir de grandes movimentos existentes da famosa feira do Pedregal. O Núcleo Habitacional Novo Gama foi criado em 1980, pela imobiliária Economisa, que, em sua inauguração, foi realizada uma grande festa com a participação do cantor Luiz Gonzaga.
Com o rápido crescimento populacional, Luziânia reconheceu a necessidade de dividir o espaço urbano em regiões administrativas, então o local ficou denominado Região Administrativa de Novo Gama, em 12 de dezembro de 1980, com a primeira administração de Ronaldo Isoni. Neste período o prefeito de Luziânia era Walter José Rodrigues.
FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA
Elevado à categoria de município com a denominação de Novo Gama, pela Lei Estadual n.º 12.680, de 19-07-1995, sendo desmembrado de Luziânia. Sede no atual distrito de Novo Gama. Constituído do distrito Sede. Instalado em 01-01-1997.
Em divisão territorial datada de 2003 o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2014.
Informações:
Aniversário: 15 de Junho
Gentílico: Novo - Gamense
População: 110.093 habitantes
Área: 194.992 km²