A Barragem do Rio Descoberto é uma barragem do tipo concreto gravidade, concluída em 1974, de propriedade da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), utilizada como reservatório para o abastecimento de água para grande parte do Distrito Federal, Brasil.
Os objetivos iniciais da criação desse lago foram abastecer a cidade de Ceilândia e incrementar o abastecimento de Taguatinga e do Guará, também como dos núcleos industriais de Ceilândia e Brasília.
A Barragem do Rio Descoberto está localizada a cerca de 50 km a oeste de Brasília, podendo ser acessada através de rodovia asfaltada, pela BR-070. A sua capacidade total é de 102.900.000 metros cúbicos e responde por aproximadamente 60% de todo o abastecimento da população local servindo a até 1.200.000 pessoas. Ela mede 3 metros de largura da crista, 33 metros de altura máxima e 265 m de comprimento.
Assim, as tendências de uso e ocupação do solo na região já indicavam logo a seguir da inauguração da barragem, uma grande necessidade de estabelecer mecanismos de controle do processo de degradação ambiental.
Em 07 de novembro de 1983, foi criada a Área de Proteção Ambiental da Bacia do Rio Descoberto, por meio do Decreto 88.940/83 do Governo Federal. A APA do Descoberto abrange as regiões administrativas de Taguatinga, Brazlândia e Ceilândia e o município de Águas Lindas de Goiás, no estado de Goiás, e sua criação teve como objetivo garantir maior proteção à Bacia do Rio Descoberto e à sua represa.
Enfrentou uma crise hídrica, correndo-se o risco de acabar a água na próxima fase de seca, mas o risco já passou e o nível de água aumentou. O nível pode ser acompanhado através de medição da ADASA, no link http://www.adasa.df.gov.br .