Você sabia que a Praça do Cruzeiro chama na verdade Praça Comendador Germano Roriz? Pois é, a curiosidade foi desvendada durante a publicação da série “Por trás do nome”, nas redes sociais da Assembleia Legislativa de Goiás. Planejada na década de 40, a Praça do Cruzeiro, como é conhecida, é símbolo do setor Sul e abrange as ruas 84, 86, 87, 88, 89 e 90 e dá acesso aos setores Central, Oeste, Marista, Jardim Goiás, Pedro Ludovico, Bueno e Leste Universitário.
A praça é tombada como patrimônio histórico de Goiânia e recebeu esse apelido porque ali se encontra o Monumento do Cruzeiro do Sul. Lá foi realizada a 1ª missa campal de Goiânia, em 1948.
Mas afinal quem foi comendador Germano Roriz? Ele foi o primeiro funcionário público a residir, com sua família, na Capital. Ativista social-cristão recebeu a comenda de Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno do Papa João XXIII, o mais alto título do Vaticano, em 1968.
Germano também foi o primeiro presidente do Conselho Metropolitano dos Vicentinos em Goiás, cargo que exerceu até a sua morte. Sob sua direção e por sua iniciativa, a Conferência de São Vicente de Paulo de Goiânia construiu a Santa Casa de Misericórdia, a Escola de Enfermagem São Vicente de Paulo, a Escola de Serviço Social e a Faculdade de Farmácia e Odontologia, que foi o embrião da Universidade Católica de Goiás. O comendador morreu em 1968.
Fonte: Assembleia Legislativa do Estado de Goiás