Curiosidades das Águas Quentes

Com certeza você já ouviu falar das águas do Rio Quente, não é mesmo? Afinal, um lugar onde brota água quente de fontes naturais não poderia ser deixado de lado. 

O município do Rio Quente está localizado junto às serras de Caldas Novas e faz parte da maior bacia hidrotermal do mundo, ou seja, o lugar com o maior reservatório natural de águas quentes está no Cerrado brasileiro.

Nas fontes que abastecem o Rio Quente resorts, que fica na cidade de mesmo nome, as águas podem chegar à incrível temperatura de 37,5°C. Difícil imaginar algo mais relaxante do que tomar um longo banho, nadar e mergulhar nessas águas. 

Origem das águas quentes

Por muito tempo acreditou-se que as águas termais da região de Caldas Novas eram aquecidas pela presença de um vulcão inativo. Apesar disso ser possível em diversas regiões do mundo, por aqui a causa é a geotermia, ou seja, a temperatura do interior da terra.

Ela acontece da seguinte forma: a água da chuva penetra o solo e avança em grande profundidade. Quanto mais fundo ela vai, mais quente vai ficando, até que a pressão se torna intensa e volta para a superfície, criando as fontes de águas quentes. 

Esse fenômeno gera cerca de 6,5 milhões de litros de água na região. Não é à toa que as serras de Caldas Novas se tornaram a maior bacia hidrotermal do mundo, não é mesmo?


Benefícios das águas termais

Não é segredo algum que tomar banho em águas minerais traz uma série de benefícios para o corpo. Melhor ainda quando elas são quentinhas e absolutamente relaxantes, o que é o caso das águas quentes de Goiás.

As águas do Rio Quente são ricas em lítio e outras substâncias que atuam diretamente na renovação das células, combatendo infecções e hidratando a pele. Além disso, elas são ótimas para aliviar dores corporais, sejam musculares ou não.

Um grande benefício das águas termais de Goiás é que elas são ricas em sais minerais e podem repor os que perdemos e necessitamos diariamente, como ferro, cálcio, zinco e magnésio. 


Tratamento das águas do Rio Quente

Toda a água utilizada no Rio Quente vem das fontes naturais da região, por isso é usado o geocloro tanto nas piscinas dos hotéis quanto nas demais atrações do resort, a fim de manter a água limpa e purificada sem deixar resíduos químicos. 

Esse composto não altera as características naturais nem o pH da água. Assim, mesmo nas atrações mais radicais, você estará aproveitando águas termais absolutamente naturais. 

Toda a água utilizada na lavanderia, nas cozinhas, nos banheiros e em outros serviços é levada para a Estação de Tratamento de Esgoto própria do complexo. Ali, ela passa por um processo de purificação para poder ser reutilizada. 


Fonte: Rio Quente Parques e Resorts