O nome da árvore vem do francês e significa “vistoso”, “chamativo”, “berrante”. A florada do flamboyant começa em outubro com a chegada da primavera e vai até fevereiro. Aqui, em Brasília, temos espécies de flamboyant com flores vermelhas, alaranjadas e alguns amarelos, explica a Divisão de Implantação de Áreas Verdes da Companhia de Urbanização da Nova Capital (Novacap).
Uma das regiões do Plano Piloto mais embelezadas pelas árvores é o canteiro entre o Eixão e o Eixo L na Asa Sul, entre as quadras SQS 209 e SQS 211. Quem passeia pelo Eixo Monumental e pelo Estádio Mané Garrincha pode ver e fotografar a beleza flamejante dessas árvores. O Zoológico de Brasília é outra paisagem da cidade que recebe o colorido rubro do flamboyant. Na Universidade de Brasília, a Praça Maior, área que fica entre os prédios da Biblioteca e da Reitoria e o ICC, é enfeitada por alguns exemplares, que também embelezam o Instituto de Artes (IdA) e o Instituto de Música.
Costa africana
O flamboyant é uma espécie trazida para o Brasil vinda de Madagascar, ilha na costa oriental da África, durante o século 19. Já naquela época, a espécie era empregada na arborização de cidades no sudeste do país, como Campinas, São Paulo. Muito utilizado na arborização da capital desde seus primeiros anos, o flamboyant já havia sido utilizado no paisagismo de outras cidades da região, como Anápolis e Goiânia. O flamboyant se desenvolveu bem aqui no Cerrado, que conta mais de 35 mil exemplares da árvore plantados no Plano Piloto.
Podendo atingir 12 metros de altura, sua copa é bem aberta e suas raízes, bastante invasivas. Com tantos meses em cor, as flores do flamboyant vão se sucedendo. À medida que caem, outras nascem. Algumas pessoas reclamam da sujeira que as pétalas fazem.
Quem quiser plantar
A Novacap orienta que quem quiser plantar árvores deve, primeiro, ligar para o número 156 a fim de ter acesso aos detalhes do procedimento. Feito o pedido, técnicos do órgão serão encaminhados ao local de possível plantio e analisarão as condições do terreno. A pessoa é convidada a plantar a muda com o técnico.
Fonte: Correio Brazilense