Constituída pelos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e o Distrito Federal, a região Centro-Oeste tem na sua culinária tradições fundadas nas típicas festas populares que, por sua vez, receberam influência direta dos povos indígenas da região.
Assim como nas comidas do Norte, o Centro-Oeste tem como herança culinária indígena a farinha de mandioca. Mas, essa região também herdou alguns hábitos alimentares de países vizinhos, como, por exemplo, a sopa paraguaia e as saltenãs bolivianas, que cruzaram a fronteira.
Não se pode deixar de destacar a utilização de muitos temperos especiais, como açafrão, gengibre, jurubeba (fruta silvestre amarga) e pequi. Além dos temperos tradicionais, comuns a todas as cozinhas, com o alho, cebola, cebolinha, salsa, coentro e pimentas. Pode-se, ainda, dizer que a caça farta, rios repletos de peixes saborosos, pequi, banana-da-terra e guariroba fazem os pratos típicos da Região Centro-Oeste.
Brasília
Localizada no centro de Goiás e do Brasil, oferece como pratos típicos, e relativamente exóticos, a paca ensopada, os filés de tatu, os bifes de capivara, as carnes de sol e de jacaré.
Mato Grosso
Apresenta culinária simples e de rápida preparação. Por exemplo, para se degustar uma boa carne, é necessário simplesmente limpá-la, salgá-la e, em seguida, colocá-la no espeto para assar. Pode-se encontrar o sabor picante da galinhada, o arroz com pequi e a banana-da-terra, que é o que há de mais característico nesse Estado.
Mato Grosso do Sul
Além de possuir pratos à base de carnes, também oferece deliciosos pratos preparados com peixes. A população desse estado tem o forte hábito de beber o mate gelado e é comum o consumo das chipas, da sopa paraguaia, do bolo feito com milho, da cebola e do queijo. Outro prato muito popular são as salteñas, pastéis assados e recheados com frango, que são de origem boliviana. Tanto o Mato Grosso, como Mato Grosso do Sul, têm como destaques culinários os peixes de seus rios e a banana-da-terra.
Goiás
Em Goiás existem pratos típicos, como o peixe assado com creme de coco e o empadão recheado com frango e carne de porco. Além disso, há uma grande variedade de pimentas típicas da região, que são comumente utilizadas e apreciadas pela culinária goiana. Mas, os pratos mais apreciados são feitos à base de uma fruta, chamada pequi, e de um palmito, chamado de guariroba, como o tradicional arroz com pequi, sem esquecer da pamonha, que é outra marca registrada.
A história nos revela que os bandeirantes e garimpeiros introduziram no Estado de Goiás, pela fronteira de Minas Gerais, pratos de outras localidades, como feijão-tropeiro, carne-seca, o toucinho, e a banha de porco. Dos gaúchos, veio o arroz-de-carreteiro, que foi rebatizado com o nome de Maria Izabel.