Vila Propício - Goiás

O município foi fundado em 1952. Possui cerca de 5.520 habitantes e tem um dos maiores complexos espeleológicos da América do Sul, possuindo mais de 50 cavernas e muitas delas ainda não catalogadas. É cortado pelo rio dos Patos.

Início do Povoado

O Município de Vila Propício teve seu início em meados de 1950, quando o agrimensor e proprietário de terras da região Luis Caiado de Godoi resolveu construir uma escola e comercializar a produção de alimentos. A partir daí, criou-se um loteamento, em cerca de 5 alqueires de terras, Por volta de 1951, a família de Joaquim Propício de Pina resolveu construir escola e comercializar a produção de alimentos, sobre o qual teve início o povoado de Vila Propício. Ele não era o único interessado em começar um povoado no local, um grupo de imigrantes baianos, mineiros e proprietários de terra, acompanharam o agrimensor nessa tarefa.

Luis Caiado de Godoi passou, reconhecido como fundador de Vila Propício anos de sua vida, viajando por essa região, a escolha do lugar, foi devido as terras serem bastante produtivas.

Origem do nome

O Nome de Vila Propício é uma homenagem do fundador do povoado Luis Caiado de Godoi ao seu sogro Joaquim Propício de Pina o "Mestre Propício, como era conhecido por todos. Mestre Propício era professor, comerciante, músico, escrivão e Secretário, e contribuiu muito para o crescimento do nosso Município, fazendo jus ao nome Vila Propício.

Formação Administrativa 

Distrito criado com a denominação de Vila Propício, pelo decreto-lei municipal nº 16, de 16-10-1965, subordinado ao município de Pirenópolis. 

Em divisão territorial datada de janeiro de 1979, o distrito figura no município de Pirenópolis. 

Elevado à categoria de município com a denominação de Vila Propício, pela lei estadual nº 12804, de 27-12-1995, desmembrado de Pirenópolis. Sede no antigo distrito de Vila Propício. Constituído do distrito sede. Instalado em 01 de janeiro de 1997. 

Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído do distrito sede. 

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Turismo

A idéia do ECOTURISMO  foi adquirindo uma nova dimensão a partir do momento em que o homem tomou consciência de que conhecer a natureza é um dos principais instrumentos capazes de sensibilizar a humanidade para a importância da preservação. O governo de Vila Propicio valoriza o turismo ecológico e nosso município é uma das regiões mais procuradas, por turistas da América do Sul, Norte e Europa.

O turismo de natureza é o grande atrativo dos roteiros hoje em dia. O visitante tem a oportunidade de conhecer, aprender e valorizar a importância da floresta tropical e os habitantes que nela vivem, os principais responsáveis pela sua conservação. O turismo ecológico no estado faz parte dos roteiros oferecidos pelas agências nos programas de barco e carro, pernoites em hotéis  e passeios pela floresta.

A interação do homem com a natureza, e a valorização da rica diversidade biológica da floresta tropical e do cerrado é um dos ensinamentos do ecoturismo. Os programas são feitos em horas ou dias. Os melhores levam mais tempo pela própria característica da região onde as distâncias são vencidas pelo desempenho de cada grupo.

Os programas são realizados com o acompanhamento de guias especializados, com curso ministrado por entidades ecologicas. São profissionais aptos a mostrar ao viajante, por exemplo, a diferença de um cipó venenoso de outro onde se extrai água potável. Podem ensinar como acender o fogo em precárias condições e como alimentar-se na floresta sem correr riscos.


Fonte: Governo de Vila Propício