Lago Veredinha, em Brazlândia - Conheça



Sobre Brazlândia

Localizada a 59 quilômetros do Plano Piloto, é a cidade que tem perfil mais diferente de Brasília. Com 53 mil moradores, pode ser descrita como uma ilha de paz, história e muita tradição.

Um jeito calmo de viver

Brazlândia é, no Distrito Federal, a cidade mais distante de Brasília, a 59 quilômetros do Plano Piloto. Por acaso, ou não, é também a que mais se diferencia do dia-a-dia da Capital Federal. Com um ritmo de vida interiorana e economia baseada na produção agrícola, tem história bem mais antiga do que a maioria das outras regiões administrativas do DF. Cheia de famosos nomes de famílias e pioneiros com histórias de épocas distantes. Hoje, Brazlândia é marcado por ambientes bucólicos, cachoeiras e bate-papo à beira do Lago Veredinha. Tem também grande potencial turístico, sendo muito procurado por suas festas agrícolas, como a do Morango ou a do Leite, e religiosas, caso da Festa do Divino ou o Encontro da Mãe com o Filho.

Tanto a tradição agrícola quanto a religiosa tem raízes no começo do século 20, quando quatro famílias goianas e mineiras aportaram nas terras da chapada do Vão dos Angicos. Foram os Abreu de Lima, os Rodrigues do Prado, os Cardoso de Oliveira e os Braz de Lima, os Rodrigues do Prado, os Cardoso de Oliveira e os Braz quem povoaram a terra que futuramente seria Brazlândia.


O desenvolvimento foi trazido, principalmente, pelos Braz, de Carmo do Paranaíba, em Minas, e pelos Cardoso de Oliveira, de Posse, em Goiás, que já tinham tradição como agricultores e pecuaristas. Os dois clãs logo estabeleceram relação familiar e de negócios, realizando atividades agras pastorais nas três décadas seguintes.

No início dos anos 30, as famílias conseguiram, por influência política, que o povoado fosse elevado à categoria de distrito de Santa Luiza (hoje Luziânia). Tanto os Braz quanto os Cardoso de Oliveira tinham negócios na cidade goiana. Foi quando o lugar recebeu o nome de Brazlândia, em homenagem à família mais numerosa da região. O decreto criando o distrito é de 15 de abril de 1932, sendo a data mais significativa para a cidade. Mesmo assim, o aniversário é comemorado em 5 de junho, porque foi nessa data, em 1933, que foi criada a subprefeitura de Brazlândia.

Carinhosamente chamada pelos moradores de Espelho D’água, o Lago Veredinha é um dos locais mais belos da paisagem de Brazlândia. Localiza-se na parte central da cidade e atrai visitantes de todo o DF e do Entorno. Apesar de pessoas usarem o local para a prática de esportes aquáticos, como o jet-ski e canoagem, são nas margens dele que a diversão é maior.

A Rua do Lago, na margem esquerda do Espelho D’água, com alguns quiosques, é o “point” mais badalado da região. Público jovem se concentra ali nas tardes e noites de final de semana para se divertir e paquerar. No fim da tarde, com o pôr-do-sol, as pessoas se espremem para saborear cerveja, tira-gostos e água-de-coco.

O bar do Neguinho é o ponto mais disputado na hora do almoço. No cardápio de domingo, o prato principal é galinha caipira, servida com arroz, feijão, farofa, quiabo, angu de milho e salada. Fórmula testada e aprovada a mais de dez anos.