Vai viajar, proteja a sua casa da dengue!


Com a chegada do final de ano, recessos e feriados, muitas pessoas vão aproveitar para viajar. Mas para curtir esses dias tranquilo com a família, é preciso ter alguns cuidados dentro de casa para não deixar o mosquito da dengue entrar.

O apoio da população é fundamental para evitar focos do mosquito transmissor da dengue, uma vez que cerca de 80% dos criadouros estão em residências. Durante o verão, é preciso redobrar os cuidados com o mosquito. Por ser um período quente e com frequentes pancadas de chuva, a velocidade de reprodução do mosquito é ampliada. Além da dengue, existe o temor pela zika e chikungunya.

Porém, o mosquito da dengue tem evolução rápida e pode sobreviver à todas as estações do ano. Uma pesquisa do Instituto Butantan, unidade ligada à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e um dos maiores centros de pesquisa biomédicas do mundo, constatou que o Aedes Aegypti possui patrimônio genético muito grande e variável mesmo no inverno, época de baixa incidência do inseto.

Por meio de armadilhas, foram coletados os ovos, pupas e larvas do animal em seis áreas distintas. O estudo utilizou o total de 150 fêmeas para o seu desenvolvimento e avaliou as variações genética e morfológica do mosquito, além de ter levado em consideração as questões demográficas de dispersão e evolutivas destes insetos em áreas urbanas.


ATENÇÃO:

Nesse período temos que ter muita atenção com água parada. Antes de pegar a estrada e viajar, precisamos ter uma série de cuidados. É necessário fechar as tampas de vasos sanitários e de ralos dos banheiros, tampar tonéis, caixas d’água e recipientes que possam acumular água.
É preciso atenção também no quintal: coloque garrafas vazias de cabeça para baixo e mantenha pneus secos e abrigados em local coberto. Lave também os vasos das plantas. Em caso de animais de estimação, lembre-se de lavar e guardar as vasilhas de água e de comida.