Diferente das demais quadras da cidade, a 308 Sul, ou Quadra Modelo, é a única que segue à risca o projeto urbanístico de Lúcio Costa. Lá, o visitante encontra um lago com carpas, projeto do paisagista Burle Marx. Logo ao lado, está a Igrejinha Nossa Senhora Aparecida, decorada com os azulejos de Athos Bulcão.
De um modo geral as quadras de Brasília seguem uma padronização. Todos os prédios das quadras das 400 possuem no máximo 3 andares. Os prédios das 200, 100 e 300 somente 6 andares. Já na 308 existe um projeto de um prédio com 4 andares.
Outro detalhe dos prédios são as grandes janelas de vidros na parte frontal, e o fundo do prédio composto por cobogós (parede vazadas com furos que permitem maior circulação de ar e entrada de luminosidade). Falando nisso, a disposição de todos os blocos foi pensada para que todas as salas e quartos fiquem posicionados para o lado do sol nascente.
Os pilotis, que são aquela área livre embaixo dos prédios, que foram pensados para gerar a circulação dos moradores e o contato social, são padronizados com o piso de mármore escuro e colunas de mármore na cor branca.
O charme da quadra fica escondida no bloco F, um lindo espelho d’água com alguns peixes criado por Burle Marx.
A famosa ’igrejinha’ (Igreja Nossa Senhora de Fátima) também compõe o projeto da quadra.
Horário de funcionamento: A Igrejinha abre diariamente entre 8h30 e 20h e a quadra modelo é aberta a todos, a entrada é franca.
O que fazer:
Tire fotos junto ao lago de carpas em frente ao bloco F e visite a Igrejinha Nossa Senhora Aparecida. Em frente à 308, fica a banca de jornais mais antigas da cidade, a Banca do Lourival. Duas enormes árvores fazem o portal de entrada do estabelecimento. Há quem diga que quem passa por ali deve fazer três pedidos e depois é só esperar pelo resultado.
Como chegar:
Na plataforma C, da Rodoviária do Plano Piloto, aguarde pelas linhas de ônibus 162.1, 0.162 ou 337.1. Viaje até a quadra 707 Sul, na avenida W3 e caminhe até a quadra 308 Sul.