Conjunto Cultural da República - Museu e Biblioteca Nacional


A enorme cúpula, na entrada da Esplanada dos Ministérios, atrai olhares curiosos dos turistas. O projeto, em formato oval, é inconfundível: a obra é de Oscar Niemeyer. A grande rampa de entrada remete o visitante a uma nave espacial, assim como a curva futurística que liga os dois andares do prédio. No interior, exposições itinerantes dão vida ao espaço. A grande área externa é frequentemente usada para exposições, performances e espetáculos.

Ao lado do museu, a Biblioteca Nacional contrapõe-se, em formato retangular. Um belo painel do artista plástico português Julio Pomar adorna a fachada. O espaço oferece biblioteca digital e salas para estudo. Os dois prédios formam um harmonioso conjunto arquitetônico. Nos finais de semana, o espaço livre vira área de lazer para os brasilienses.

 Museu da República

Exposições: O Museu apresenta exposições temporárias nacionais e internacionais, assim como exposições de médio e grande porte, temporárias, do acervo próprio do Museu.
Espaço para realização de eventos: 1 Auditório com 700 lugares e 1 Auditório com 85 lugares. Área externa com capacidade para aproximadamente 10.000 pessoas. Obs.: Restrito a eventos culturais, gratuitos e abertos ao público em geral e eventos governamentais. Não é permitido o consumo de alimentos e bebidas nas dependências do Museu.

Horário de funcionamento: terça a domingo, das 9h às 18h.
Contato: (61) 3325-5220 / museunacional@gmail.com
Endereço: Setor Cultural Sul, Lote 2 Esplanada dos Ministérios

Entrada gratuita

Para o espaço de realização de eventos: Solicitação por meio de ofício à Diretoria do Museu Nacional, pelo e-mail museunacional@gmail.com ou telefone: 3325-6410.
Visita guiada: sim, mediante agendamento prévio
Acessibilidade: banheiros, elevadores e sinalização das salas em braile. A praça do Conjunto Cultural tem piso tátil.


Biblioteca Nacional

O Sistema de Bibliotecas tem por objetivo dar suporte técnico e operacional às 26 bibliotecas públicas do Distrito Federal e administrar o programa de extensão bibliotecária Mala do Livro. O apoio técnico à rede de bibliotecas foi instituído pelo Decreto 17.684 de 18/09/1996.

Visita guiada: Agendadas previamente por e-mail ou telefone
Equipamentos de acessibilidade: Sim, Banheiros adaptados, rampas, piso tátil e elevador.

Serviços que a Biblioteca Nacional de Brasília oferece:

EMPRÉSTIMOS DE LIVROS: O usuário deve se cadastrar pessoalmente na BNB e apresentar documento oficial com foto e comprovante de residência. O menor de 18 anos deverá apresentar Carteira de Identidade, CPF e termo de compromisso fornecido pela BNB, assinado por seu representante legal. Caso não disponha do documento, deverá apresentar a cópia da identidade do responsável no cadastramento.

ESPAÇO PARA REALIZAÇÃO DE EVENTOS: com 95 lugares e área adjacente para coffee-break. Os eventos devem ser de cunho cultural, de interesse público e gratuitos. O agendamento deve ser feito com antecedência mínima de 1 mês.

MALA DO LIVRO: Programa da Diretoria do Sistema de Bibliotecas Públicas do DF (SBPDF) que amplia as possibilidades de acesso à leitura com a utilização de minibibliotecas instaladas em residência para empréstimo de livros. Permite que seus usuários possam efetivar o empréstimo ou consultar localmente o acervo que a Mala do Livro dispõe. Cada usuário terá direito a retirar, por empréstimo domiciliar, dois livros. O prazo para devolução é de dez dias e a entrega fora do prazo implica em pagamento de multa, calculada por dia de atraso para cada obra.

Endereço: Setor Cultural Sul – CTS Lote 2 Ed. Biblioteca Nacional de Brasília
Telefones: 3325-6257
Horário de Atendimento: segunda a sexta-feira das 8 h às 20 h e sábado e domingo das 8h às 14h. Obs: Não abre nos feriados.
Entrada gratuita



Fonte: GDF