Principais Grutas e Cavernas de Mato Grosso

Gruta Lagoa Azul

A Gruta Lagoa Azul é a mesma trilha que leva a Caverna Aroe Jari. Uma gruta fascinante por sua imensa beleza e curiosamente em uma das boca ao lado da gruta, na parece que se desprendeu e acabou caindo, apareceu uma Santa que é muito parecido com a “Nossa Senhora Aparecida”. E por volta das 14:00 até umas 16:30 o sol reflete na água e faz essa imagem fantástica dando essa tonalidade azul. Depois de uma caminhada de 4 km se deparando com essa vista, todo o cansaço desaparece e o encantamento aparece, com certeza vale a pena fazer a trilha e levarmos essa imagem em nossas mentes.

Caverna Aroe Jari

Caverna Aroe Jari ou Morada das Almas significado do nome, é um dos passeios mais bonitos da Chapada dos Guimarães que leva à uma gigantesca gruta de arenito com 1.550 metros de extensão e a maior do Brasil. O acesso é por trilha, uma caminhada de 8 km. Na trilha encontramos a ponte de pedra onde você tem vista muito bonita do paredões e depois de mais ou menos 2,5 km encontraremos essa maravilhosa nascente que se torna essa magnífica cachoeira pra recarregar as baterias tomando um banho e abastecer a nossas reservas, logo a frente a pedra canhão , a pedra dos três apoios e a entrada da Caverna Aroe Jari que é fantástica.

Entrando cerca de 200 metros a dentro, não é possível enxergarmos nada, somente com lanternas. Olhando de dentro para a entrada da caverna.  Pura natureza e tranquilidade. Mais tem que ir preparado, com muita água, roupas leves, chapéu ou boné, protetor solar, comidas leves, tipo frutas e barras de cereais. Se você estiver preparado, terá um passeio muito agradável.

Caverna Kiogo Brado

A Caverna Kiogo Brado é a mesma trilha da Caverna Aroe Jari, só que essa caverna foi a pouco tempo aberta a visitação (aberta em abril de 2013), depois de passar pela Gruta da Lagoa Azul cerca de 800 metros a frente, deparamos com uma enorme caverna, sua entrada deve medir cerca de 30 metros de altura, parece até entrada de uma fortaleza. O mais interessante é poder atravessá-la. pois tem apenas 273 metros, e é formada por um único conduto vadoso, sendo percorrida por um curso d’agua em toda a sua extensão.

O conduto principal apresenta o teto elevado, e possui duas entradas localizadas nas extremidades opostas do conduto da caverna. A luz penetra pelas entradas e mantém a cavidade fracamente iluminada em toda sua extensão. À montante da drenagem, junto a uma das entradas da caverna, ocorre um grande conjunto de blocos rochosos resultante de abatimentos do teto do conduto principal. Kiogo Brado significa ninhal de aves.

Pedra dos Sete Caixões ou Caixão de Pedra

Um lugar difícil de explicar pela beleza do mirante onde é possível ver os paredões e ainda uma formação deixada pela natureza, o caixão de pedra (figura 03,04,05,06). Muitos chamam de pedra dos sete caixões, pois parece sete pedras uma em cima da outra com formato de caixão, no meio entre rochas e fendas que estão a 150 metros de altura. Alguns turistas que já visitaram o local, ficam abismados com a pedra que ainda pra deixar mais sinistro, na frente do caixão é possível ver uma cara de carranca (figura ao lado). Trilha até o local 1,3 km


Fonte: Visite o Brasil