Desde a sua fundação, em 11 de outubro de 1978, a estrutura localizada no coração da capital se transformou em ponto de encontro diário para milhares de brasilienses. O local reúne o trabalho do quarteto ícone da capital. Com projeto de Oscar Niemeyer, obra paisagística de Burle Marx e área urbanística desenvolvida por Lúcio Costa, o Parque ainda coleciona azulejos de Athos Bulcão.
O Parque da Cidade contabiliza, em uma área de 420 hectares, uma série de atrativos para todas as idades, como churrasqueiras, quadras para a prática de modalidades esportivas, parques infantis, praças, lagos, Centro Hípico, restaurantes e um extenso Pavilhão de Exposições. O local recebe, em média, 14 mil pessoas de segunda a sexta-feira e 37 mil aos fins de semana. Em eventos especiais, o público sobe para 80 mil.
O Parque é um dos maiores parques urbanos do mundo e o maior da América Latina. Ele é um dos principais passeios em Brasília tanto para os moradores como para quem visita a cidade.
É um local bem tranquilo, muito familiar, ótimo para atividades físicas, sempre tem algum evento acontecendo por lá e além disso, o lago e as árvores dão um frescor revigorante para quem quer fugir do calor de Brasília.
Veja abaixo três motivos que fizeram o Parque da Cidade de Brasília ser tão famoso:
Um dos maiores parques urbanos do mundo.
Fundado em 1978, o Parque da Cidade de Brasília recebe o nome oficial de Parque Dona Sarah Kubitschek.
Um dos motivos da fama do parque é o seu tamanho.
Com mais de 420 hectares ele é o maior parque urbano do Brasil e também o maior parque urbano da América Latina.
Para se ter uma ideia do tamanho do parque, ele é maior do que o Central Park de Nova York que tem apenas 320 hectares.
O Parque da Cidade de Brasília ocupa um grande espaço verde, iniciando no Eixo Monumental próximo ao Setor de Hotéis em Brasília e segue linear entre o Sudoeste e Asa Sul da cidade.
Cenário da letra da música Eduardo e Mônica do Legião Urbana
A fama do parque também está ligada a banda de rock Legião Urbana que era da cidade e sempre fazia referências sobre Brasília e o Planalto Central nas letras das músicas.
E quem conhece o Legião Urbana deve se lembrar da música “Eduardo e Mônica”.
O Parque da Cidade de Brasília ficou famoso porque foi o cenário do encontro amoroso da história do Eduardo e da Mônica. Olha esse trecho da música: “…Se encontraram então no Parque da Cidade, a Mônica de moto e o Eduardo de camelo…”.
No trecho da música o Parque da Cidade é esse mesmo que estamos falando neste post e o tal “camelo” é como os brasilienses chamam a bicicleta. E no Parque da Cidade tem camelo pra caramba!
A banda e a música ficaram tão famosas que existe um lugar chamado Praça Eduardo e Mônica, perto do estacionamento 10, com uma escultura da cifra da música.
Uma obra de arte projetada por grandes “artistas” brasileiros
O projeto do Parque da Cidade de Brasília foi elaborado por grandes nomes. O urbanismo é de Lúcio Costa, a arquitetura é de Oscar Niemeyer. O paisagismo conta com a assinatura de Burle Marx e os azulejos encontrados na parte externo de banheiros públicos são de Athos Bulcão.
Apesar disso, atualmente o projeto não pode ser visto por completo porque muitas áreas estão desativadas ou sem manutenção. Mesmo assim é um ótimo passeio o que faz a gente ter certeza que seria ainda mais fantástico se estivesse 100% concluído.
Nos finais de semana o Parque da Cidade fica cheio de eventos esportivos promovidos por academias e grupos de Brasília. E a estrutura do parque é bem completa para isso. Ao todo são:
26 quadras poliesportivas;
03 quadras de vôlei de areia;
02 quadras de futevôlei;
09 campos de futebol;
05 PEC- Ponto de Encontro Comunitário;
04 CIM- Circuito Inteligente de Malhação;
01 ciclovia de 10 km;
01 pista de cooper de 10 km para corrida e caminhada, com percurso de 10km, 6 km e 4 km.
Muitas famílias com crianças visitam o Parque da Cidade de Brasília. Além de todas as outras atrações, existem um total de 6 parques infantis espalhados pelo complexo.
O principal parque infantil é o Parque Ana Lídia que é um dos points da criançada, com destaque para a escultura de um brinquedo que lembra um foguete colorido, quem nasceu por aqui ama esse foguetinho! Os pequenos adoram!
Contato:
Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek
Asa Sul – Eixo Monumental; (61) 3224-1015
Livre acesso 24 horas por dia; sete dias por semana.
Fontes: I Love Trip e SETUR