Vale da Lua

O Vale da Lua pode ser considerado um dos lugares mais famosos e peculiares da Chapada dos Veadeiros. A atração fica em Alto Paraíso de Goiás, na estrada para o vilarejo de São Jorge.

É um conjunto de formações rochosas cavadas nas pedras pelas corredeiras de águas transparentes do rio São Miguel. Está fora do Parque Nacional, na Serra da Boa Vista, num vale que se torna muito perigoso na época da chuva devido às repentinas trombas d'água. O nome Vale da Lua vem da aparência que lembraria uma paisagem lunar, com pequenas crateras escavadas pelo atrito da areia levada pela água com as rochas, nas curvas onde as corredeiras são mais fortes, dando origem a pequenos rodamoinhos e funis.

Está localizado a 11 km de São Jorge pela rodovia GO-239, entrando-se por uma estrada de terra do lado oposto ao Parque Nacional. Paga-se uma pequena taxa na entrada mas não são necessários guias.

O vale rochoso é alcançado por trilha fácil (600 m). Formado há 600 milhões de anos, ele alterna tons de cinza na superfície e, como foi esculpido por um rio, ficou com aparência semelhante à das crateras lunares. Completam o cenário diversas piscinas naturais entre grutas e fendas.

O acesso ao Vale da Lua é feito por uma das trilhas mais leves entre todos os passeios da Chapada dos Veadeiros. A caminhada desde a entrada do parque até as piscinas naturais tem menos de 1km. É tranquila (e deslumbrante) e dura uns 15 minutos.

Durante a época das chuvas, o parque não abre, porque a força das águas (aquela mesma que esculpe rochas) pode ser fatal. Na primeira vez que fomos, tinha chovido o dia inteiro. Chegamos lá, no fim da tarde, umas duas horas depois do fim da chuva. Nos deixaram entrar, mas não permitiram o banho nas piscinas naturais. Já na segunda vez que estivemos lá, não tivemos restrições, a piscina natural principal estava liberada e cheia, inclusive.

O Vale da Lua é um desses lugares únicos. Diferente das demais paisagens da Chapada, formadas principalmente por cachoeiras, o Vale da Lua também possui quedas. Mas elas estão escondidas entre as rochas, e perfuram essas formações de milhões de anos, formando túneis e caldeirões incríveis.

A entrada custa R$ 20 e não precisa de guia. Na entrada há uma lanchonete simples e banheiros.

Da estrada até a trilha de acesso, são 4 km. Apesar da ciclovia na estrada, pedalar em estrada de terra esburacada por 4km é meio inviável, o que ainda mantém a Chapada dos Veadeiros um destino inóspito para quem viaja sem carro.