O Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, templo católico, localizado no município goiano de Trindade, sendo a única basílica no mundo dedicada ao Divino Pai Eterno.
A Festa de Trindade é realizada todo ano, iniciando-se no último sábado do mês de junho e finalizando-se no primeiro domingo do mês de julho em Trindade, no estado de Goiás, onde recebe mais de 3 milhões de fiéis, durante seus 9 dias de duração.
Santuário Basílica
O Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, que fica em Trindade (GO), é a única Basílica no mundo dedicada ao Divino Pai Eterno. Em 4 de abril de 2006, o então Papa Bento XVI concedeu o título ao Santuário e, em 18 de novembro de 2006, se deu a instalação da Sacrossanta Basílica.
Dom Washington Cruz, C.P., arcebispo de Goiânia, enviou um pedido à Congregação do Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos para que o, até então, Santuário do Divino Pai Eterno fosse elevado à categoria de Basílica Menor. O título foi dado no ano que marcou o Jubileu de 50 anos da Arquidiocese de Goiânia, em Goiás.
A palavra “Basílica” vem do grego: basiliké (stoá), ou seja, pórtico régio. Em Atenas Antiga, era a residência do assim chamado arconte rei, autoridade que administrava a Justiça. O modelo foi largamente desenvolvido pelo Império Romano, tendo as construções de caráter multifuncional, já que abrigavam assembleias, atividades cívicas, reuniões, além de servir como tribunais e espaços comerciais.
Era sempre um edifício grande e comprido, geralmente composto por uma nave central, mais duas laterais e que terminava com uma ou mais absides, o recinto semicircular ou poligonal. Quando a palavra “Basílica” aparece em escritos dos primeiros séculos do Cristianismo, ela está sempre ligada ao lugar em que há reuniões litúrgicas.
A Basílica é apresentada unida ao conceito de casa, a “Casa do Senhor”, lugar de reunião dos fiéis. Assim, faz referência ao “Palácio Real do Céu” ou ao “Reino dos Céus”. A partir do século IV, a estrutura da basílica romana foi assimilada pelo Cristianismo, por aliar o interior espaçoso para o culto cristão com a grandiosidade da religião.
Nos dias atuais, nem todas as igrejas em que se reúnem os fiéis mantêm a arquitetura que caracterizava as basílicas antigas. O termo aplica-se a igrejas que têm esse título por uma tradição imemorial ou, atualmente, por concessão do Papa.
Funcionamento
Missas
De segunda a sexta: 7h e 19h30
Sábado: 7h, 10h, 15h e 17h30
Domingo: 5h45, 8h, 10h, 12h, 15h e 17h30
Confissões
De segunda a sábado: 8h às 11h; e 14h às 17h
Domingo: 7h30 às 17h
Batizados
Domingo: 10h (chegar com 1h hora antecedência para inscrição na secretaria)
Comparecer com comprovante de curso de Batismo dos pais e padrinhos; certidão de casamento de um dos casais (pais ou padrinhos), certidão de nascimento da criança; taxa de inscrição no valor de R$ 40,00; e autorização da paróquia onde a família participa.
Secretaria
De segunda a sexta: 7h às 21h
Sábado: 6h às 20h
Domingo: 5h às 20h
Lojinhas – Livraria Santuário
De segunda a sexta: 7h30 às 19h15
Sábado: 7h às 19h15
Domingo: 7h às 17h45 (intervalo para almoço das 12h às 13h)
Sala dos Milagres
Todos os dias das 7h às 18h55