Muitas pessoas em Brasília tendem a confundir o jacarandá-mimoso com o ipê roxo, pois suas flores são praticamente iguais, assim como a sua beleza! Apesar de se uma espécie mais da região de São Paulo e Minas Gerais, aqui podemos encontrá-la com muita facilidade também. Fique atento nessas informações e saiba identificar um jacarandá-mimoso quando vocês estiver passeando pela nossa capital!
Nome Científico: Jacaranda mimosifolia (Bignoniaceae), Jacarandá Mimoso.
Características: A árvore Jacarandá Mimoso mede até 15 m de altura, com casca fina e acinzentada. Folhas opostas, compostas bipinada, de 10 a 25 cm de comprimento com folíolos pequenos, glabros e de bordo serreado. Flores com coloração azulado-lilás, arranjadas em inflorescências piramidais densas. Os frutos são cápsulas lenhosas, muito duras e contendo numerosas sementes aladas.
Locais de Ocorrência: Ocorre nos estados de São Paulo e Minas Gerais, nas formações florestais do complexo atlântico.
Madeira: Clara, muito dura, pesada, compacta, de longa durabilidade, porém frágil. Útil para a confecção de brinquedos, caixas, instrumentos musicais, carpintaria e móveis em geral.
Aspectos Ecológicos: Espécie pioneira de grande valor ornamental pelo porte e delicadeza de suas folhas, cor e abundância de suas flores, comumente utilizada no paisagismo de avenidas e parques. Floresce entre os meses de agosto e novembro, a maturação dos frutos ocorre de maio a setembro, com a planta despida da folhagem.
As espécies de árvores nativas como o Jacarandá Mimoso são muito indicadas para ações de reflorestamento, preservação ambiental, arborização urbana, paisagismos ou plantios domésticos. O reflorestamento, por exemplo, corresponde a implantação de florestas em áreas que já foram degradadas, seja pelo tempo, pelo homem ou pela natureza.
Já quando há a finalidade de arborização urbana ou paisagismo, é necessário avaliar o espaço em que a muda será plantada para que não haja problemas com a fiação elétrica ou rachaduras na calçada.
Fonte: Instituto Brasileiro de Florestas