Bandeira do Brasil - Praça dos Três Poderes


O Mastro especial da Praça dos Três Poderes, também conhecido pelos nomes de Pavilhão Nacional do Brasil, Mastro Nacional do Brasil e/ou Mastro Nacional de Brasília, é um monumento em forma de obelisco metálico localizado na Praça dos Três Poderes.

A bandeira brasileira em Brasília é considerada a maior do mundo, você sabia? A bandeira entrou para o Guinness Book como a maior bandeira hasteada no mundo, medindo 286 m². A bandeira é trocada uma vez por mês, normalmente no primeiro domingo, numa cerimônia cívica aberta ao público e gratuita.



As Forças Armadas ( Marinha, Exército e Aeronáutica ) se revezam na realização do evento; além da Polícia Militar do Distrito Federal. Há desfile e salva de tiros.


Outras curiosidades despertam a atenção dos visitantes:
  • Somente quando a bandeira nova toca o topo do mastro, a antiga é arriada. Assim, o mastro nunca fica sem a bandeira.
  • O mastro da Bandeira Nacional na Praça dos Três Poderes é o maior do mundo com 100m de altura.
  • A bandeira tem 20 metros de largura por 14 metros de altura e chega a pesar 40 quilos.
  • As 24 hastes metálicas do mastro foram construídas como símbolo de diálogo e convergência de todas as unidades da federação e dos três poderes do país.

Dica: aproveite para conhecer também o Monumento em Homenagem a Lúcio Costa, no subsolo da Praça, onde há uma grande maquete da cidade. Veja também o Panteão, monumento em homenagem aos heróis nacionais.



Curiosidade:


Criado pela Lei dos Símbolos Nacionais e inaugurado em novembro de 1972, foi um projeto do arquiteto brasileiro Sérgio Bernardes. O mastro apresenta em sua base, a inscrição:

“Sob a guarda do povo brasileiro, nesta Praça dos Três Poderes, a Bandeira sempre no alto - visão permanente da Pátria.”