Caiapônia - O paraíso das cachoeiras perdidas


É bom destino para quem busca aventura, mas também para quem deseja simplesmente contemplar a natureza. Caiapônia, distante 318 quilômetros de Goiânia (Goiás), é uma cidade conhecida por suas belas cachoeiras, como a da Samambaia, da Abóbora, do Rio Bonito e da Jalapa.

Mas não são só as quedas d’água que colocam Caiapônia na rota do turismo no Centro-oeste. O Morro do Gigante Adormecido, monumento natural que lembra um rosto humano de perfil, é parada obrigatória de quem passa pelo município.
Entre as principais atividades de ecoturismo realizadas pelos visitantes, estão:
  • rapel nas cachoeiras;
  • mountain bike;
  • trilhas no Morro do Gigante Adormecido;
  • banhos no Balneário do Lajeado.


Morro do Gigante Adormecido

Destino procurado pelos turistas em busca de aventura, Caiapônia também tem seu lado místico. A cidade abriga a Gruta da Água Santa, que tem atraído visitantes religiosos que acreditam que a gruta é um lugar para reflexão e oração, e a Serra do Gigante Adormecido, paredão místico que envolve a cidade e abriga formações rochosas esculpidas pela natureza, como o Rosto do Gigante Adormecido e os monumentos das Torres, da Freira e da Muralha.


Cachoeira da Samambaia
Com 54 metros de queda, a Cachoeira da Samambaia é destino perfeito para a prática de rapel, além de contar com um visual incrível. Localiza-se a uma distância de 50 quilômetros de Caiapônia, a metade pela BR-158 e o restante por estrada de chão.


Cachoeira do Abóbora
A cachoeira do Abóbora apresenta uma queda de 52 metros e é uma das mais belas de Goiás, com um farto volume d’água e um poço muito profundo. Para chegar, saindo de Caiapônia, você também seguirá pela BR-158, passando por uma estrada de terra. A trilha é mais pesada, com 30 minutos de caminhada. A Goiás Turismo recomenda o acompanhamento de um guia local.



Santa Helena 1 e 2
Saída pela manhã para Cachoeira da Santa Helena à 78km do centro da cidade sendo 43km de asfalto e 35km de chão, com várias quedas e uma beleza incondicional, com vários poços de águas cristalinas próprias para banho, com águas cristalinas e praia propicia para banho e bronzeamento. Nesta cachoeira faremos uma Trilha no complexo de cachoeiras de 1 km.


Gruta das Águas Santas
Saída pela manhã para Gruta das Águas Santas: localizada à 38km do centro, com águas cristalinas e uma vista incondicional. Com uma imagem de nossa senhora aparecida em cima de uma pedra onde o turista faz a sua oração e goteira água do teto da gruta em frente a imagem. Trilha de 3km.


Cachoeira do Coqueiro
Deslocando 60 km para Cachoeira do Rio Verdão com 30 metros de altura e um poço ao pé da cachoeira ótimo para banho e contemplação, uma trilha de 200 metros para Cachoeira do Coqueiro com 15 metros de altura e águas cristalinas próprias para banho e contemplação.


Cachoeira Jalapa
A Cachoeira Japala está localizada à 16km do centro, com um belo poço para tomar banho e várias quedas.


Cachoeira do Lageado
 Essa linda cachoeira possui uma queda bem menor, no entanto é mais propícia para quem quer tomar um banho e relaxar em um lugar de fácil acesso e tranquilo. O ambiente é bem organizado, com área gramada e lugar para pouso. Há também uma lojinha no local para alimentos e bebidas. Fica a pouco mais de 50 km do perímetro urbano da cidade, seguindo pela BR-158, virando à esquerda na GO-221 e depois à direita a GO-188.


A cidade tem clima tropical, com temperatura média 23,5ºC e poucas chuvas ao longo do ano. Para quem vai de carro ou ônibus, saindo de Goiânia, deve pegar a Rodovia dos Romeiros até o município de Iporá e depois acessar a rodovia GO-221.

COMO CHEGAR: