Bonito - Mato Grosso do Sul


Bonito, no Mato Grosso do Sul, está distante cerca de 300 quilômetros da capital Campo Grande, bem aqui no nosso amado centro-oeste. Também é um dos destinos mais procurados por turistas brasileiros e do mundo inteiro. A cidade pode ser visitada o ano todo, mas a época ideal para conhecê-la é entre os meses de dezembro e março, no período das chuvas.

Conheça algumas das diversas atrações de Bonito, que, como o próprio nome já diz, tem cenários belíssimos:

Praia da Figueira
Praia da Figueira: A Praia da Figueira é o passeio ideal em Bonito para quem busca tranquilidade e sossego, lá você e sua família podem tomar um banho em águas calmas e cristalinas com a temperatura perfeita o ano todo. Com uma praia de areia branquinha e uma lagoa de 60.000 m² com águas cristalinas repleta de peixes, a Praia da Figueira é sem dúvida o melhor e mais completo passeio de Bonito atendendo com qualidade turistas de todas as idades.

Vista da tirolesa

Para os visitantes com espírito aventureiro, a Praia da Figueira oferece uma das maiores e mais altas tirolesas de Bonito, delicioso passeio de caiaque ou Stand Up Board, Slack Line, Pedalinho e um radical Quadriciclo UTV de 160 cc além da já famosa flutuação no rio formoso, o principal rio de Bonito. Praia da figueira, tranquilidade e aventura em um só lugar!

Gruta do Lago Azul

Gruta do Lago Azul: dentro da gruta, o viajante se surpreende com um lago natural de cor azul, que dá nome ao local. No chão e no teto, podem ser vistas lindas estalactites e estalagmites. O número de visitantes diários no atrativo é controlado;

Localizado a 21 km do centro de Bonito MS, o Passeio Contemplativo Gruta do Lago Azul é um passeio por dentro de uma caverna, que é uma das maiores cavidades inundadas do planeta.
O passeio começa com uma trilha de 200m até a entrada da cavidade onde o caminho é lapidado em rocha. Ao descer na Gruta do Lago Azul, encontra-se uma escadaria íngreme de 300 degraus aproximadamente que equivale a 150m de altura até o lago de águas azuis. Durante a descida, o guia faz algumas paradas para que o visitante possa tirar fotos e descansar.


Durante o passeio a Gruta do Lago Azul, é possível contemplar as rochas, formações geológicas, os espeleotemas de várias formas e tamanhos de milhares de anos. Ao final da descida, o visitante permanece por aproximadamente 10 minutos para contemplar as águas de azul turquesa. O retorno é feito pelo mesmo percurso. O atrativo conta com: banheiros, bar e pequena área de descanso. 

Curiosidades

Em mergulhos na Gruta do Lago Azul, foi descoberto inúmeros fósseis de animais extintos, como a Preguiça Gigante, Tigre Dente-de-Sabre, Mastodontes e outras espécies.
Assim, parte da evolução de nossa história vem sendo estudada por alguns paleontólogos que ainda buscam respostas na Gruta do Lago Azul. ( fonte: Portal Bonito).
Existe também um projeto paralelo, que estuda um crustáceo pré-histórico que vive nas águas da Gruta do Lago Azul, tão antigo quanto os próprios dinossauros, trata-se de um camarão de água doce denominado Potiicoara Brasiliensis, catalogado em 2002.

Lagoa Misteriosa

Lagoa Misteriosa: fica dentro da caverna considerada a sétima mais profunda do país. Atrai muito as pessoas que gostam de mergulhar e praticar flutuação para observar os peixes e as algas que vivem nas águas cristalinas da lagoa;

De águas transparente e tons, exageradamente, azuis, a Lagoa Misteriosa é uma das atrações mais impressionante de Jardim, município próximo a Bonito. A atração se encontra no fundo de uma dolina de 75 metros de profundidade, cujo acesso se dá por uma escadaria de 179 degraus, e seu nome tem origem no desconhecimento da área total da caverna (até hoje foram explorados 220 metros de profundidade) e pelos sons estranhos que vinham de dentro do lago, segundo os proprietários.

Lagoa Misteriosa

A Lagoa Misteriosa oferece atividades em convenientes águas a 24° C, como as clássicas flutuações em seu lago de 60 x 25 metros, atividade aquática em que o visitante flutua sobre seu espelho d’água, equipado com colete, máscara e snorkel. Durante essa atividade é possível avistar os dois abismos azuis, sob os pés dos visitantes, formados por paredões verticais rochosos, fundo de areia branca e troncos, cenograficamente, caídos.

Já os mergulhos com cilindro podem ser realizados ‘batismos’ para quem não é certificado (profundidade máxima de 8 metros); ‘autônomo básico’ para certificados (18 m); e ‘autônomo avançado’ (25 m).
Polo do ecoturismo nacional, Bonito é conhecido pela alta transparência de suas águas, devido à predominância de rochas calcárias, o que colocou o destino na lista de um dos locais mais belos do mundo.

Abismo de Anhumas

Abismo de Anhumas: Localizado a 23 km da cidade de Bonito-MS, o Abismo Anhumas é um passeio de aventura realizado em uma caverna inundada de água cristalina onde o visitante só pode descer por um rapel de 72m de altura. Uma vez estando dentro da caverna, terá a oportunidade de contemplá-la realizando um passeio de bote, flutuação ou mergulho de cilindro. Observam-se diversos espeleotemas como cones, estalactites e estalagmites. Para voltar ao topo da caverna, você não precisa subir o Abismo em uma corda de rapel de forma autônoma, você será içado até lá.


Na flutuação do Abismo Anhumas, o visitante poderá visualizar, pela transparência da água, as formações de cones que chegam até 19,5m de altura. A temperatura da água gira em torno de 18°C o que torna indispensável o uso de roupa de Neoprene. No treinamento, é recomendado levar um casaco leve para depois da atividade e um lanche para dar energia. Para voltar ao topo da caverna, você não precisa subir o Abismo em uma corda de rapel de forma autônoma, você será içado até lá.

O que é flutuação?

A atividade é feita por cima da água, como se você estivesse boiando de barriga para baixo. Não é necessário saber nadar, a atividade é realizada com um colete salva vidas que auxilia na flutuação. Flutue levemente no lago, sempre acompanhados de um barco de apoio.

Importante: O Abismo Anhumas funciona somente com mínimo de 2 visitantes confirmados por dia (em baixa temporada). Caso não atingir esse número, o atrativo informará o fechamento um dia antes da atividade. O horário de início do passeio será definido depois de realizar o treinamento junto com o staff do Abismo.

    Fonte e maiores informações acesse Bonitour