Parque Ecológico Dom Bosco



Localizado na beira do Lago Paranoá, perto da barragem, o parque oferece a seus visitantes paisagens exuberantes, além de trilhas dentro do cerrado nativo. Por possuir uma rua asfaltada bem inclinada, o local tornou-se ideal para a prática do Downhill sobre skate. Outro grande atrativo desta unidade é a Ermida Dom Bosco, tradicional monumento e ponto turístico de Brasília, que fica localizada exatamente sob o paralelo 15S, conforme o sonho do salesiano Dom Bosco, em 1883. 

Atrações
O parque oferece a seus visitantes paisagens magníficas, além de trilhas dentro do cerrado nativo. Por possuir uma rua asfaltada bem inclinada, o local tornou-se ideal para a prática do Downhill sobre skate. Outro grande atrativo desta unidade é a Ermida Dom Bosco, tradicional monumento e ponto turístico de Brasília, que fica localizada exatamente sob o paralelo 15S, conforme o sonho do salesiano Dom Bosco, em 1883. Além de ter uma estrutura para programas de Educação Ambiental que inclui um galpão coberto e trilha ecológica pavimentada.

Aspectos naturais
Área aberta, bastante extensa, sua maior parte é composta por gramíneas e árvores plantadas. Em áreas mais isoladas onde são praticados esportes como trilhas e ciclismo, é possível observar uma vegetação fechada e densa, com espécimes de fauna e flora do cerrado. Está localizado às margens do Lago Paranoá, o que torna o ambiente mais fresco e agradável.

Relevo e clima
A região compreendida pelo Distrito Federal tem relevo predominantemente plano. O clima é caracterizado como tropical com estação seca do tipo Aw na classificação climática de Köppen-Geiger, possui precipitação média de 1.540 milímetros anuais, concentrados entre os meses de outubro e abril, ocorrendo sob a forma de chuva e, algumas vezes, de granizo, as temperaturas médias mensais são majoritariamente acima de 18 °C .


Fauna e flora
Aves observadas na região : Alma-de-gato; Andorinha-do-campo; Andorinha-pequena-de-casa; Ariramba; Asa-branca; Baiano; Balança-rabo-de-máscara; Batuqueiro; Beija-flor-tesoura; Bem-te-vi; Besourinho-de-bico-vermelho; Cambacica; Canário-da-terra; Carcará; Choca-de-asa-vermelha; Corruíra [grupo musculus; Guaracava-de-barriga-amarela; Guaracava-de-topete-uniforme; João-de-barro; João-de-pau; Periquitão; Periquito-de-encontro-amarelo; Pica-pau-verde-barrado; Quero-quero; Quiriquiri; Risadinha; Rolinha; Sabiá-do-campo; Saíra-amarela; Sebinho-de-olho-de-ouro; Suiriri; Tico-tico-rei; Tiziu;

Flora observada na região: Mata de Galeria e outras formações florestais de Cerrado. De modo geral, no Cerrado, a flora é constituída de espécies que têm capacidade de se adaptar ao clima seco e aos terrenos com pouca disponibilidade de água e baixo nível de nutrientes, como as árvores de caules e galhos tortuosos, com cascas e folhas grossas.

Dias e Horários de atendimento:
Segunda a Sexta de 08h30 às 12 horas e de 13h30 às 17 horas

Fonte: Ibram e WikiParques