Casa de Chá


Quem hoje passa pela Praça dos Três Poderes, na Esplanada dos Ministérios, não imagina que um dia ali foi um dos pontos mais agitados de Brasília. Centenas de pessoas de todas as idades se encontravam em uma casa de chá de 250 metros quadrados, construída em um subsolo localizado atrás do Panteão da Pátria, a poucos metros do Palácio do Planalto. O auge do movimento foi na década de 1980, quando as noites eram sempre de muita dança e as festas varavam a madrugada. Tanto tempo após o ápice do funcionamento da famosa Casa de Chá de Brasília, ela voltou aos dias de glória.

Imagem: Haruo Mikami

Esteve fechada por 10 anos e reabriu em 2010 novamente como CAT (Centro de Atendimento ao Turista) após uma reforma estrutural. A casa atualmente atende visitantes e turistas que circulam todos os dias pela Praça dos Três Poderes. A secretaria de Turismo e Unesco convidaram recentemente arquitetos para fazer a curadoria do CAT que escolheu o arquiteto Samuel Lamas para assinar o mobiliário do espaço. O objetivo era restaurar o projeto de Oscar Niemeyer, honrando o passado, e mobiliar o espaço com peças contemporâneas que se conectam com a estética e o espírito modernista da capital.

Foto: Luís Tajes/Setur-DF

Promovido pela Secretaria de Turismo, o projeto Art no CAT, lançado em junho deste ano, já promoveu shows, exposições e duas apresentações de balé. A última edição reuniu centenas de pessoas na Praça dos Três Poderes. O projeto tem levado diferentes atrações gratuitas para os três centros de Atendimento ao Turista da cidade, que ficam localizados na Praça dos Três Poderes e nos setores hoteleiros Sul e Norte.

A intenção da Setur – DF é que turistas e brasilienses usufruam mais dos espaços direcionados ao atendimento aos turistas e de promoção da capital brasileira.