Ponte JK



Você sabia que a Ponte JK foi eleita a sétima maravilha de Brasília?

Se você já conhece Brasília, mesmo que tenha sido uma passagem rápida, percebeu que é possível acompanhar a Ponte JK em praticamente todos os pontos da cidade?

Muito bem! Se você não sabia sobre essas curiosidades, vai gostar de ler o segundo artigo da coleção Conhecer e Visitar: Prédios e Projetos Famosos de Brasília.

A Ponte JK é um dos mais novos monumentos de Brasília, porém, é fundamental para a mobilidade urbana, considerando que liga o Lago Sul à parte central da cidade, através do Eixo Monumental.
Além da parte técnica e funcional, você vai descobrir alguns atrativos interessantes da ponte que é um ícone da arquitetura moderna de Brasília. Vamos conhecer?

Arquitetura Moderna
Se você quer ver beleza, inovação e exemplo de arquitetura moderna de Brasília, sinta-se acolhido na Ponte JK. O projeto criado pelo arquiteto Alexandre Chan é a combinação perfeita de graciosidade, excelência estrutural, design e funcionalidade.

Acredite, quando você atravessa a ponte ou tem uma visão dela mais distante, o efeito é impressionante. Essa sensação não é aleatória.

O arquiteto foi minucioso no projeto, trabalhando com toques especiais. Ele considerou a posição da ponte com o pôr-do-sol e evitou linhas retas, para oferecer uma visão variada da paisagem aos motoristas, pedestres e ciclistas.

O cartão-postal representa bem a estética arquitetônica de Brasília, porém, você não pode parar no meio da ponte para tirar fotos, certo!

Mas, não desanime! Há muitos ângulos favoráveis para você conseguir imagens inesquecíveis. Continua a leitura, que vem mais informações interessantes.

Dica curiosa: Você sabia que o projeto de Alexandre Chan foi o primeiro colocado em concurso público promovido pela Terracap, em 1998? A Ponte JK seguiu o exemplo do conjunto arquitetônico de Brasília, que nasceu a partir de um concurso de projetos.


Ponte JK: a mais bela do mundo
O título de mais bela ponte do mundo não é exagero. Apenas um ano após sua inauguração, em 2003, Alexandre Chan conquistou reconhecimento internacional pelo trabalho, que uniu harmonia com o meio-ambiente e mérito estético.

O arquiteto recebeu a Medalha Gustav Lindenthal, outorgada pela Sociedade dos Engenheiros do Estado da Pensilvânia, Estados Unidos, durante International Bridge Conference. Devido a essa conquista, a ponte ficou conhecida como a mais bela do mundo.
Bem, a verdade é que, mesmo após quase 15 anos desse reconhecimento, a Ponte JK ainda figura entre as mais bonitas.

A estrutura é composta por quatro pilares submersos, que sustentam a extensão principal da ponte. É impossível não contemplar a estética impecável dos três arcos de prata que se cruzam diagonalmente, simulando o movimento de uma bola quicando no lago.

Imagine raios que parecem despontar do Lago Paranoá. Essa é a imagem que você vai levar na memória!

Dica valiosa: Para completar o esplendor da paisagem, o arquiteto traçou um brilhante projeto de iluminação para a Ponte JK. Ele direcionou os efeitos de luz e sombra para destacar os pontos fortes do monumento durante o dia ou a noite.



Lazer e Contemplação
Muito bem! Você já constatou por que a Ponte JK é considerada a sétima maravilha de Brasília. Ela reúne méritos estéticos, estruturais e funcionais. No entanto, o melhor é o que a ponte oferece para o lazer e contemplação.

Vamos lá! Com uma extensão de 1200 metros, a Ponte JK conta com três pistas de trânsito em cada direção e oferece passarelas em ambos os lados para pedestres e ciclistas.

Percebeu o que tem a sua disposição, não é mesmo? Um longo e agradável passeio de bicicleta no fim da tarde é um programa imperdível.

Espera que tem mais! A ponte é um ícone de Brasília que impressiona, principalmente, pela sensação de estar quase onipresente. Você consegue vê-la de vários pontos da cidade.

Então aproveita a orla da Ponte JK para contemplar o pôr do sol, além de outras atividades ao ar livre.
Para quem curte o contato com a água, a dica é praticar esportes aquáticos. Você pode alugar pranchas stand-up paddle ou caiaques e aproveitar as delícias do lago.

A prainha da orla é um pouco diferente, sai a areia e entra uma agradável graminha. O lugar fica ainda mais charmoso, pois é ideal para tomar banho de sol ou fazer piquenique.

Dica UAU 1: Você tem a chance de navegar no Lago Paranoá, desde o Pontão do Lago Sul até a Ponte JK, a bordo de um catamarã. É um passeio para quem gosta de sentir o vento bater no rosto.

Dica UAU 2: Bem, e se você é mais ousado e disposto a investir mais numa pequena aventura, algumas empresas oferecem voo de helicóptero. Nesse caso, esteja pronto para se deliciar com a visão aérea da ponte e do Lago Paranoá.



Fonte: Allia Gran Hotel Brasília