Itumbiara é o Portal de entrada do estado de Goiás e é considerado o segundo melhor lugar para a pesca esportiva do Tucunaré
Itumbiara é considerado o portal de entrada do estado de Goiás, é o maior exportador do estado, devido à sua localização próxima a Minas Gerais e São Paulo, garantindo o escoamento da produção agrícola do sudoeste goiano através das regiões Sul e Sudeste.
Seus principais pontos turísticos são o Rio Paranaíba, a Cachoeira do Salitre e a Ponte Affonso Penna, sendo esta última responsável por interligar os estados de Goiás e Minas Gerais, práticas de esportes náuticos são comuns na cidade. Em língua Tupi-Guarani, o topônimo Itumbiara significa "Caminho da Cachoeira", através da junção dos termos.
O ecoturismo é o grande responsável pelo turismo de Itumbiara, um dos caminhos para o desenvolvimento da cidade, isso se caracteriza pelas vantagens competitivas da localidade neste quesito, com um destaque maior para o grande Lago da Represa do Rio Paranaíba. Na região do Lago da Represa do Rio Paranaíba encontros entre pescadores e equipes de pesca para a prática de pesca esportiva, fato que se tornou destaque em revistas especializadas que considera Itumbiara o 2º melhor lugar do Brasil para a pesca esportiva do Tucunaré.
O rio também sedia modalidades esportivas aquáticas. O Kartódromo Internacional Dr. Henrique Santillo, situado ao centro-oeste da cidade, é sede de eventos regionais, nacionais e internacionais. Entre os principais pontos turísticos naturais do município estão o Rio Paranaíba, destacando-se como um enorme espelho que reflete de os edifícios bem construídos que lhe margeiam, de um lado, e do lado oposto, o estado de Minas Gerais; e a Cachoeira do Salitre, situada na zona rural do município.
Os pontos turísticos históricos estão a Praça Matriz. Há alguns grupos de teatro no município, originou-se na cidade o primeiro grupo de teatro, tendo sido também um dos pioneiros na área no sul de Goiás. O primeiro cinema em Itumbiara recebeu o nome de Cine Brasil.
Fonte: Guia do Turismo Brasil