Como é o clima da nossa capital?



A piada mais contada para quem vive aqui em Brasília, é que a cidade possui as quatro estações do ano muito bem definidas... todas no mesmo dia. É comum o dia amanhecer frio para em seguida fazer calor, até por volta de meio-dia, quando começa a chover e a temperatura cai. Após a chuva, o calor retorna, para voltar a fazer frio à noite.

O tempo em Brasília é mesmo um pouco assim. A cidade está situada na região geográfica conhecida como Planalto Central, a 1.160 metros acima do nível do mar, sob domínio do bioma Cerrado. O clima em Brasília é classificado como clima tropical de estações úmida e seca, também chamado de ‘clima de savana’. Nesse tipo de clima, o ano possui duas estações distintas: um verão chuvoso, entre os meses de outubro e abril, e um inverno seco, entre maio e setembro.

Estação seca

No início da estação seca (maio e junho) a umidade do ar ainda está acima de 50%, um nível agradável. A chuva se torna escassa, mas as plantas ainda estão verdes pois o solo retém alguma umidade. O pôr do sol adquire tonalidades belíssimas, que vão do vermelho ao violeta, passando pelo verde. A temperatura começa a cair e em algumas noites chega a fazer frio.

No final da estação seca (agosto e setembro) a umidade do ar atinge níveis muito baixos, muitas vezes menores do que 20%. Em situações de umidade tão baixa é comum ocorrer sangramento no nariz e ardência nos olhos. Os habitantes da cidade costumam colocar um umidificador ao lado da cama para minimizar os efeitos da seca durante a noite. É comum acordar pela manhã com dor de cabeça por causa da desidratação ocorrida durante o sono. É recomendável dormir com uma garrafa de água na cabeceira pois é comum acordar de madrugada com a garganta seca. O calor aumenta, até mesmo à noite, o que só contribui para tornar o clima mais desagradável.

Nessa época, as plantas que possuem raízes menos profundas ficam secas. A grama fica amarelada e é bastante comum a ocorrência de incêndios, tanto na mata quanto nos gramados, em plena cidade. Quando os incêndios na mata atingem grandes proporções, podem ser vistas colunas de fumaça no horizonte. Às vezes a fuligem produzida fica em suspensão no ar e cai sobre a cidade. O solo fica seco e qualquer rajada de vento levanta uma nuvem avermelhada de poeira.

Estação chuvosa

A chuva começa a retornar a Brasília nos meses de setembro e outubro. Após 4 meses de seca, todos ficam aliviados! Mas nem sempre é assim, de alguns anos pra cá, a seca tem demorado a ir embora, assim como a chuva tem demorado a chegar.

As primeiras chuvas após a estação seca começam tímidas e são apelidadas de ‘chuva do caju’ pois coincidem com o início da frutificação do cajueiro. Essa é a época em que as plantas, principalmente a grama, voltam a ficar verdes.

As primeiras chuvas, mesmo que tímidas, trazem consigo um perigo. Após meses de seca, o asfalto fica coberto por pó, óleo e fuligem do escapamento dos carros. Ao se misturar com a água, forma uma fina camada de lama, bastante escorregadia. Os motoristas devem ficar atentos e dirigir com muita cautela, mesmo que a chuva já tenha passado e o asfalto esteja apenas úmido.

Com o passar do tempo, as chuvas vão se intensificando. A temperatura também aumenta, mas as chuvas amenizam a sensação térmica. O asfalto é ‘lavado’ pelas chuvas e se torna menos escorregadio. O solo seco fica úmido e a poeira avermelhada se transforma em lama avermelhada.

Visitem Brasília!