A Secretaria de Turismo do
Distrito Federal está lançando um movimento em parceria com entidades da cadeia
turística e todos os cidadãos que simpatizam com a causa e/ou sentem que podem
fazer parte da construção de soluções. O manifesto “#juntosporbrasilia e
#juntospeloturismo” é um chamado que vem da necessidade do setor e pretende
gerar uma grande onda de apoio à capital Patrimônio Mundial da Humanidade.
Ao mesmo tempo que está entre as
atividades mais afetadas pelo coronavírus, o turismo também pode ser um grande
aliado na recuperação econômica após o fim do período de isolamento. Todo o
setor terá um grande desafio pela frente.
“São mais de 50 atividades que o
setor representa. O turismo tem a capacidade de gerar empregos como poucos
setores da economia. Estamos dando forma a um movimento que está em andamento
desde o início da pandemia. O nosso governador saiu na frente e adotou medidas
efetivas. Nós estamos atuando com um forte senso de união e pensando em
soluções para voltarmos com ainda mais força”, reforça Vanessa Mendonça,
secretária de Turismo do DF.
Ao total, 19 entidades do DF
estão apoiando a causa, englobando o setor hoteleiro, gastronômico, entidades
ligadas a produção de eventos, associações e federações ligadas ao turismo e
ensino superior, além de diversos sindicatos do setor. Entre elas, estão a
Associação Brasiliense das Agências de Turismo Receptivo (Abare), Associação
Brasileira de Agências de Viagens (Abav), Associação Brasileira da Indústria de
Hotéis (ABIH), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel),
Brasília e Região Convention & Visitors Bureau (BRCVB), Câmara de Turismo e
Hospitalidade , Centro de Excelência em Turismo da UnB, Fecomércio-DF, Sesc,
Senac e Instituto Fecomércio-DF, Federação dos Trabalhadores em Turismo e
Hospitalidade (Fetratuh), FIBRA, Sindicato das Empresas de Turismo do DF
(Sindetur).
A ação irá criar grupos de
trabalhos e, após reuniões, serão desenvolvidos relatórios de ações
estratégicas, diretrizes e atividades. Os grupos de trabalho serão organizados
por afinidades e áreas de atuação, como eventos, estratégias, rotas turísticas,
qualificação, nicho turístico, gastronomia e trade turístico.
Para Carlos Alberto de Sá,
presidente da Abav-DF, a iniciativa pode criar um ambiente para, no momento
seguinte à crise, recolocar Brasília no cenário que ela merece e vendê-la para
todos os brasileiros, complementando o nosso turismo interno. “Com a criação dos
grupos de trabalho, espero que a gente consiga criar ideias e condições para
fazer atrair novamente o turista, principalmente o brasileiro”. Adriana Pinto,
presidente da ABIH-DF, ressaltou que o momento é difícil para todo o segmento,
mas a atuação da Setur é fundamental para pensar no período pós-pandemia.
A campanha
As hashtags #juntosporbrasilia e
#juntospeloturismo dão o tom da campanha e serão utilizadas para que todos
possam acompanhar as ações, além de facilitar a interação entre representantes do
trade e o cidadão que se interesse pelo assunto, pauta ou ação. Na campanha, a
hashtag ganha um novo simbolismo: seu grafismo se transforma em corações –
sintetizando um movimento que traz, em si, o amor por Brasília e por uma
vocação que cresce na capital, o turismo.
O enxoval, que será
disponibilizado às entidades, conta com a logomarca, avatar e posts para as
redes sociais, e-mails marketing, peças para o WhatsApp, máscara para foto do
Facebook e capa para a rede social, banner para site e stickers para WhatsApp.
Para completar, um filme dá forma e voz ao movimento. As imagens retratam a
beleza e harmonia de Brasília e sintetizam o senso de ação, colaboração e união
em prol da capital.
VÍDEO:
Fonte: Mercado e Eventos - matéria de Pedro Menezes