Ipês de Brasília


Os ipês de Brasília encantam não apenas as pessoas que estão de passagem, para quem o espetáculo da natureza pode parecer algo único, mas os moradores da cidade também são impactados com a empatia das árvores, que pintam com muita alegria a nossa capital. Os ipês tem época certa para dar o ar da graça. Entre os 700 mil ipês que existem em Brasília, é importante saber que essas plantas têm características próprias.


Elas são caducifólias, isto é, perdem todas as suas folhas em uma determinada época do ano. Logo depois, elas são tomadas inteiramente por flores de cores vivas. A vivacidade de suas flores é incentivada pelo vento e pelo clima seco. Isso acontece por causa da necessidade de reprodução – e consequente proteção da espécie. A planta entende o risco de morte em climas bastante secos e se empenha na reprodução, fica bem vistosa para atrair as abelhas e beija-flores, que são importantes agentes polinizadores. O vento auxilia também na dispersão das sementes e é muito bem-vindo. Por isso o clima seco é propício para o florescimento da maioria destas espécies, é uma estratégia da planta para dispersar o maior número possível do pólen de suas flores.

Depois da fase de floração vem a fase reprodutiva. Vagens surgem nas copas antes floridas. Elas se abrem e espalham levíssimas sementes revestidas por uma pele bem fina, que voam facilmente com o vento.

É a sabedoria da natureza. No mesmo período que o verde sai de cena, a cidade ganha novas cores. Entre o inverno e o começo da primavera, os ipês de Brasília recompensam brasilienses e visitantes com uma paisagem inesquecível. Cada cor de ipê representa uma espécie. Cada espécie tem um momento distinto para florescer.

Confira abaixo os períodos coloridos de cada uma delas em Brasília:


Roxo
Tamanho: 15 a 18 metros
Período de floração: junho até agosto


Amarelo
Tamanho: 12 a 15 metros
Período de floração: agosto a outubro


Branco
Tamanho: sete a 12 metros
Período de floração: agosto e setembro


Rosa
Tamanho: 12 a 15 metros
Período de floração: setembro e outubro